FAB ativa comunicações CPDLC (datalink) na área continental do Brasil. No último dia 09 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ativou no território continental brasileiro, o novo sistema de comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo por enlace de dados (datalink). O sistema CPDLC (Controller Pilot Data Link Communications), faz parte do Projeto Landell, que está levando as comunicações aeronáuticas brasileiras para uma nova era tecnológica.
A ativação do CPDLC continental aconteceu simultaneamente nos Centros de Controle de Área de Recife (ACC-RE), sediado no CINDACTA III (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), e Amazônico (ACC-AZ), este último com sede no CINDACTA IV, de Manaus. Inicialmente será possível logar no CPDLC continental os voos que estão em alguns setores das Regiões de Informação de Voo (FIR) Amazônico e Recife, ambas de responsabilidade dos CINDACTA III e IV (vide mapa abaixo).
Para registrar este marco histórico para a aviação brasileira, o DECEA organizou uma cerimônia simultânea em Recife e Manaus, e que foi transmitida ao vivo pelas suas redes sociais. A ativação do CPDLC continental foi anunciada ao mesmo tempo, via rádio, pelos controladores de voo do ACC-RE e ACC-AZ, além da mensagem de texto enviada para todas aeronaves que possuem essa tecnologia:
“Bem-vindos à nova era das Comunicações Aeronáuticas! Esta é a primeira mensagem CPDLC em espaço aéreo continental no Brasil. O DECEA e a Força Aérea Brasileira agradecem sua conexão”.
O primeiro tráfego a responder a mensagem via datalink foi o IU-50 do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), FAB 3603, que enviou uma mensagem para ambos Centros de Controle: “É uma honra para o GEIV fazer parte desse momento de grande importância para o DECEA e para a FAB.”
A primeira aeronave comercial a logar no CPDLC continental brasileiro foi o Airbus A350-941 da Ibéria (EC-NBE), no voo IBE 6830 entre Santiago (Chile) e Madri (Espanha), que no momento que logou via datalink (23:18 UTC), voava próximo à São Luís (MA), na jurisdição da FIR Amazônico.
Responsáveis por grande parte dos tráfegos que chegam e saem do Brasil para a América do Norte, Caribe e África, as FIR Amazônico e Recife p partir de agora tem o CPDLC como um complemento ao atual sistema de rádios e repetidoras VHF-AM, disponível para as aeronaves equipadas com esse sistema, e que estejam voando acima do nível FL 245.
Cabe ressaltar que a FIR Atlântico, gerenciada pelo CINDACTA III, e responsável por todo tráfego aéreo sobre o Oceano Atlântico, disponibiliza o serviço CPDLC desde 2009. A experiência acumulada neste período, serviu como base para aprendizados e aprimoramentos para o Projeto Landell e a implantação do sistema continental, agora ativado no país.
@FFO