Rolls-Royce e Babcock deixarão a joint-venture Airtanker Holdings. As empresas britânicas Rolls-Royce e Babcock International anunciaram a venda das suas participações acionárias na Airtanker Holdings. A empresa é uma joint venture entre a Airbus, Thales e Rolls-Royce, e que possui quatorze aeronaves A330 MRTT Voyager que prestam serviços de reabastecimento em voo, transporte aéreo e serviços auxiliares para o Ministério da Defesa do Reino Unido.
A Rolls-Royce informou que vai vender a sua participação de 23,1% por £189 milhões para a Equitix Investment Management, com os recursos a serem usados para reduzir a sua dívida líquida. A empresa manterá o contrato de serviços para a frota de A330 MRTT da Airtanker Holdings, que é equipada com os motores Trent 772B (derivado do Trent 700), produzidos pela empresa do Reino Unido.
“A venda de nossa participação na Airtanker Holdings é outro passo importante para alcançar nossa meta de grupo de gerar pelo menos £2 bilhões de alienações, conforme anunciado no ano passado, para ajudar a reconstruir nosso balanço patrimonial em apoio à nossa ambição de médio prazo de retornar a um perfil de crédito de grau de investimento”, disse Tom Bell, presidente da Rolls-Royce Defense.
Por sua vez, a Babcock, empresa especializada na indústria aeroespacial, defesa e segurança, anunciou a assinatura de um acordo com a Equitix Investment Management, para repassar a sua participação de 15,4% na AirTanker Holdings, pelo valor de £126 milhões. A venda faz parte do programa contínuo de desinvestimento direcionado do grupo, que visa gerar pelo menos £400 milhões em receitas para redução da dívida líquida.
“Esta é a terceira alienação que anunciamos como parte do nosso programa contínuo para simplificar o Grupo e, caso seja concluída, garante que cumpriremos nossa meta de gerar pelo menos £400 milhões em recursos de alienação neste exercício financeiro. Temos o prazer de continuar a manter o interesse no AirTanker por meio de nosso trabalho com esses serviços”, disse David Lockwood, CEO da Babcock, através de uma nota publicada no site da empresa.
Ambas empresas manterão as sua participações na AirTanker Services Limited, segmento que opera essas aeronaves.
O negócio está sujeito a aprovações das autoridades regulatórias, devido ao segmento do negócio que, inclusive, exige o consentimento do Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido e do Departamento de Estado dos EUA (DoD). O acordo constitui uma transação de classe 2 para os fins das Regras de Listagem da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido.
@FFO