Primeira missão de resgate real do CH-53K King Stallion do USMC. Um helicóptero CH-53K King Stallion do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC – US Marines Corps) realizou a primeira missão operacional de transporte pesado. No último dia 05 de setembro, o CH-53K recuperou a fuselagem de um helicóptero MH-60S Knighthawk da Marinha dos EUA (USN – US Navy), acidentado no Monte Hogue, nas White Mountains, Califórnia.
A operação foi realizada em dois dias, e foi a primeira missão oficial do novo helicóptero de carga pesada do USMC, que é operado pelo Operational Test and Evaluation with Marine Operational Test and Evaluation Squadron One (VMX-1), do USMC Air Ground Combat Center Twentynine Palms, Califórnia.
O MH-60S Knighthawk acidentado, realizou um pouso forçado em 16 de julho deste ano, próximo ao limite entre os estados da Califórnia e Nevada, durante uma missão de Busca e Resgate de um alpinista perdido nas montanhas da Califórnia. O local onde estava a fuselagem do MH-60S era em uma região acidentada e de difícil acesso, em uma altitude aproximada de 12.000 pés acima do nível do mar (3.650 metros) – ver notícia aqui.
Um esforço conjunto entre a Unidade do MH-60S acidentado, o Naval Safety Center, a Guarda Nacional do Exército, a Marinha e os USMC, chegaram a conclusão que para recuperar a fuselagem do helicóptero naquela altitude, seria necessária uma grande desmontagem.
O CH-53K foi desenvolvido para operações de transporte pesado, aumentando muito a capacidade para a movimentação de equipamentos e pessoal do USMC. Ele foi projetado para operar em ambientes de grande altitude e temperatura, podendo transportar cerca de 13 toneladas de carga externa, por até 110 milhas náuticas (200 quilômetros).
Imediatamente o destacamento CH-53K do VMX-1 examinou as condições ambientais e avaliou as possibilidades de suporte, determinando que o King Stallion poderia conduzir a missão de transporte da carga externa, sem uma grande desmontagem.
Depois de duas semanas de planejamento, uma equipe de mais de 25 fuzileiros e marinheiros do VMX-1 e do 1st Landing Support Battalion de Camp Pendleton, e dois helicópteros CH-53K foram implantados em Bishop, Califórnia, onde seria a base operacional da missão de resgate.
A fuselagem do MH-60S pesava aproximadamente sete toneladas, e foi retirado de uma zona restrita no alto da montanha, e transportado por aproximadamente 42 quilômetros, até o Aeroporto de Bishop.
“Após seis meses de operações de voo com o CH-53K, o destacamento tinha toda a confiança nas habilidades da aeronave para conduzir a missão com segurança. Nossa principal preocupação eram os fatores ambientais que o pessoal de apoio em solo teria que suportar. É exatamente para isso que o K foi feito…Ser o primeiro grupo do mundo a realizar uma missão real de levantamento pesado em alta altitude, é extremamente gratificante. Esta com certeza será a primeira de muitas, muitas missões bem-sucedidas para esta aeronave e para esquadrões de carga pesada”, disse o Lt Col Luke Frank, Oficial do Destacamento CH-53K responsável pelo VMX-1.
Fonte: NAVAIR
@FFO