Typhoon hasteia a bandeira do UK sobre White Cliffs of Dover. A aeronave com o call sing “Blackjack” e, pertencente ao RAF Eurofighter Typhoon Display Team da Royal Air Force (RAF), fez um sobrevoo sobre os Penhascos Brancos de Dover (White Cliffs of Dover). O voo de treinamento aproveitou para homenagear e marcar o aniversário da lendária Batalha da Grã-Bretanha, que no dia 15 de setembro deste ano, completou 81 anos!
Após quatro dias de exibições no Bournemouth Air Festival no início deste mês, o Eurofighter Typhoon FGR.4 ZJ914 pilotado pelo Flt Lt Sainty e baseado na RAF Coningsby em Lincolnshire, sobrevoou os penhascos brancos de Dover um dia antes do Dia da Batalha da Grã-Bretanha, devidamente adornado com as cores vermelho, branco e azul da Union Flag.
Além de proporcionar uma homenagem aos que tombaram e lutaram contra a Luftwaffe durante a II Grande Guerra, a surtida forneceu treinamento essencial para o Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert), a função principal dos pilotos baseados na RAF Coningsby. A aeronave estava conduzindo um exercício de treinamento para interceptar um alvo lento e baixo em um espaço aéreo desconhecido.
A Batalha da Grã-Bretanha ocorreu entre 10 de julho e 31 de outubro de 1940. Em 15 de setembro de 1940, a Luftwaffe lançou um ataque massivo nos céus da Grã-Bretanha. Foi um dia de combates pesados e o Fighter Command abateu 56 aeronaves alemãs. Foi uma derrota decisiva para a Luftwaffe e, desde então, esta data tem sido celebrada como o Dia da Batalha da Grã-Bretanha.
Um total de 544 pilotos e tripulações da RAF foram mortos durante a Batalha da Grã-Bretanha. A expectativa de vida média dos pilotos era de apenas quatro semanas.
Foi a primeira grande batalha da história totalmente travada no ar, e um ponto de viragem dramático na Segunda Guerra Mundial, pois foi a primeira derrota militar sofrida pela Alemanha nazista naquele conflito.
Foi nesta oportunidade que o 1ª Ministro Britânico, Sir Winston Churchill disse a famosa frase sobre os sacrifícios feitos por aqueles que lutaram na Batalha da Grã-Bretanha: ‘Nunca no campo do conflito humano, tantos deveram a tão poucos’.
Um serviço de ação de graças será realizado na Abadia de Westminster às 11h de domingo 19 de setembro, para marcar o 81º aniversário do triunfo da RAF sobre a Luftwaffe em 15 de setembro de 1940. Um serviço de ação de graças será realizado na Abadia de Westminster às 11h no domingo para marcar o 81º aniversário. A participação será apenas por convite. Devido à Covid-19, o número de participantes neste serviço será limitado e o distanciamento social será observado.
Com suas asas delta estampadas com um desenho da Union Flag, ele era uma visão espetacular e emocionante ao evocar o heroísmo dos Poucos. Veja as imagens.
@CAS