MQ-9B SeaGuardian no Reino Unido. No dia 21 de agosto o protótipo Remotely Piloted Aircraft System (RPAS) MQ-9B SeaGuardian, registrado N190TC, pousou na RAF Waddington, no Reino Unido, após um voo transatlântico autônomo. Além de fazer demonstrações no Reino Unido, Holanda, e para alguns aliados da OTAN, a aeronave participará do Exercise Joint Warrior (JW212) 2021, que será realizado de 26 de setembro a 8 de outubro de 2021. No JW212 ele demonstrará suas habilidades como plataforma marítima avançada ISR.
O N190TC, que pertence a General Atomics-Aeronautical Systems Inc (GA-ASI), na prática é um exemplar de pré-produção do novo RPAS MQ-9B SkyGuardian, equipado com um kit para missões de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) marítimas, que confere a ele a configuração de SeaGaurdian. O MQ-9B Skyguardian será designado Protector RGMk1 na Royal Air Force (RAF).
O voo do SeaGuardian no Reino Unido é parte dos preparativos para a chegada do Protector à RAF Waddington. A estação aérea, que foi escolhida como sede do Protector International Training Center, recebeu um investimento de £94 milhões em melhorias de infraestrutura para auxiliar no alojamento das aeronaves, previstas para entrarem em serviço em 2024. O Reino Unido encomendou 16 aeronaves Protector RGMk1 a GA-ASI.
Além do Protector International Training Centre, que alojará o Sistema de Treinamento Sintético, o campus contará com uma nova acomodação individual para as equipes de solo do Protector, um hangar, instalações de escritório e uma nova pista de taxiamento.
O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS – Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
Operando neste verão europeu a partir da estação de Lincolnshire, o SkyGuardian realizou uma série de surtidas mostrando suas capacidades, ao mesmo tempo em que forneceu informações vitais para o pessoal da RAF em Waddington, que se prepara para a chegada da versão da RAF em 2024.
Ele foi apresentado pela RAF no dia 8 de setembro na RAF em Waddington. A partir do final de setembro irá para a RAF Lossiemouth, ficando até o final de outubro, período em que participará do JW212.
@CAS