Índia coloca em serviço o IAI/DRDO MRSAM. O Defence Research and Development Organisation (DRDO) e a Força Aérea Indiana (IAF) introduziram oficialmente neste mês de setembro de 2021 o sistema de mísseis de defesa aérea Medium-Range Surface-to-Air Missile (MRSAM) desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI).
O MRSAM é um sistema avançado de defesa aérea e antimísseis que fornece proteção máxima contra uma variedade de plataformas aéreas. Ele passará a empregado pela Força Aérea Indiana, Exército da Índia, Marinha Indiana. O sistema inclui um radar AESA (Advanced Phased Array Radar), um abrigo para ações de comando e controle (C2), lançadores móveis e interceptores com um buscador de RF avançado.
O MRSAM foi desenvolvido em conjunto pela IAI e pelo DRDO em colaboração com as forças indianas. O contrato para o programa MRSAM foi assinado em fevereiro de 2009. A IAF comprará 450 MRSAM e 18 unidades de lançamento em um contrato de mais de US$ 2 bilhões. As primeiras entregas foram feitas em 2019, tendo sido declarado operacional neste mês de setembro, em uma cerimônia realizada na Estação da IAF de Jaisalme.
A indução veio depois que, no início deste ano, os dois países realizaram com sucesso testes extensos em uma instalação na Índia, que validou que todos os componentes do sistema.
“O Sistema de Defesa Aérea e de Mísseis MRSAM é um sistema inovador e uma prova significativa da parceria e colaboração únicas entre os países e do compromisso da IAI com a Índia. Durante o ano passado, sob estritas condições da Covid-19, equipes do IAI e da Índia trabalharam ombro a ombro para garantir este momento, após a validação das capacidades do sistema.O compromisso do IAI com a Índia e com suas forças de defesa é inquestionável e saudamos essa parceria por muitos anos”.
Boaz Levy – Presidente e CEO da IAI
@CAS