Mali pede aos EUA que libere o C295W retido na Espanha. O governo do Mali pediu aos Estados Unidos que levantassem as restrições que impediam a chegada de uma nova aeronave de transporte militar Airbus C295 adquirida junto ao fabricante. O pedido foi feito pelo Ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional do Mali, Abdoulaye Diop.
A aeronave encomendada em dezembro de 2020 era para ter sido entregue no final de junho deste ano. A tentativa foi parte da recente missão de Diop aos Estados Unidos para fortalecer o diálogo político entre os dois países, enquanto Mali continua sua transição política. Durante a sua estada nos Estados Unidos entre 16 a 20 de agosto, Diop se encontrou com o Diretor de Assuntos Africanos na Casa Branca, David Diaz, e o Secretário de Estado Adjunto para Assuntos Africanos, Robert Godec.
“Solicitei o apoio dessas personalidades para o levantamento do bloqueio, a fim de permitir a entrega da aeronave C-295W adquirida com recursos próprios do Mali”, disse Diop em nota ao retornar à capital Bamako.
As sanções são uma resposta aparente às alegações de que o Exército do Mali está recrutando crianças, algo que o governo do Mali negou. Diop, reconhecendo que há crianças-soldados no país, disse que elas foram recrutadas por outros grupos armados (especificamente o Grupo de Autodefesa Tuaregue Imghad e seus aliados), que mais tarde, se fundiram com o exército do Mali.
O embaixador dos EUA em Mali, Dennis Hankins, disse que Mali está sob duas sanções dos EUA que o proibiram de se beneficiar de alguns tipos de assistência de segurança. A cooperação total entre os dois países será retomada assim que a transição política no Mali for concluída, com eleições democráticas em fevereiro de 2022.
Mali recentemente sofreu um golpe de estado em maio deste ano, tendo atualmente um presidente interino – Assimi Goita. O país derrubou dois presidentes no ano passado. Mali também está lutando contra uma insurgência islâmica que já dura uma década nas regiões norte e central. A incapacidade do antigo governo de acabar com a insurgência foi um fator importante que levou ao recente golpe e à destituição do ex-presidente Ibrahim Boubacar Keita.
O novo C295W é o segundo destinado a Escadrille de Transport da Força Aérea do Mali, com sede na Base Aérea 101 – de Bamako/Senou (GABS). O primeiro – matriculado TZ-11T (c/n 159), está em operação desde dezembro de 2016, tendo já acumulado mais de 1.770 horas de voo, transportado mais de 38 mil passageiros e 900 toneladas de carga em menos de quatro anos de operação. O segundo – TZ-12T (c/n 171) está parado em Sevilha – Espanha, ainda com matrícula de teste EC-171 aguardando uma solução.
A Força Aérea do Mali cresceu nos últimos anos, com a chegada de um C295W, dois Y-12E e um helicóptero de transporte Super Puma. Em julho de 2018, o Mali recebeu quatro A-29B Super Tucano do Brasil. Em abril de 2019 recebeu um Cessna 208 configurada para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), doado pela União Europeia para combater o terrorismo e a insegurança. Em 2017 chegou o primeiro de quatro helicópteros de ataque Mi-35M da Rússia.
@CAS