Marinha do Paquistão recebe oficialmente o primeiro Embraer Linage 1000. A Marinha do Paquistão recebeu na última quinta-feira (02/09) o seu primeiro Embraer Linage 1000 LRMP (Long-Range Maritime Patrol). A notícia foi anunciada em nota oficial divulgada pela Diretora de Relações Públicas da Marinha.
O jato foi recebido em uma cerimônia realizada na Estação Naval (PNS) Mehran, em Karachi, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior Naval, Almirante Muhammad Amjad Khan Niazi, Comandantes de outras Unidades da Marinha, Oficiais da Reserva, entre outras autoridades militares e convidados.
“Este bimotor é uma variante do jato de última geração produzido pela brasileira Embraer, que opera em linhas aéreas em todo o mundo. Mais duas aeronaves de a série foram adquiridas pela Marinha do Paquistão. Estas aeronaves serão equipadas com modernos armamentos e sensores, para realizar operações de patrulha marítima”, disse o comunicado.
Por sua vez, o Almirante Niazi saudou que a Aviação Naval Paquistanesa entrou na era do jato em operações de Patrulha Marítima de Longo Alcance.
“Ele assegurou à nação que a Marinha do Paquistão está totalmente ciente dos desafios prevalecentes e está empenhada em atualizar os seus equipamentos de combate para gerar uma resposta rápida. Ele também destacou que a Marinha está contribuindo efetivamente para a política do governo de promover a paz e a estabilidade regional, como uma nação marítima responsável”, afirmou o comunicado.
O Almirante Niazi ressaltou ainda que a Marinha Paquistanesa está comprometida com a proteção de suas águas territoriais, ao mesmo tempo em que garante um ambiente marítimo favorável na região.
O Comandante da Frota do Paquistão, Contra-Almirante Naveed Ashraf, destacou as capacidades do novo vetor de patrulha e expressou esperança de que esta aeronave aumentará as capacidades de proteção dos interesses marítimos do Paquistão.
Posteriormente, o almirante Niazi entregou os documentos da aeronave ao Comandante do Esquadrão que irá operar o jato. (Fonte: Marinha do Paquistão).
Notas:
1 – Conforme noticiamos aqui no Site da RFA em maio deste ano, este Linage 1000 foi comprado pelo Governo do Paquistão da empresa executiva China Southern Airlines General Aviation, onde voava com o prefixo B-3203 (c/n 19000453). Ele foi visto operando com marcas militares, porém sem matrícula visível – da mesma forma que aparece na foto oficial da cerimônia da semana passada.
2 – No mês de julho, noticiamos que o Paquistão contratou a empresa de defesa italiana Leonardo, para converter os três jatos regionais da Embraer em versões militares LRMP, com capacidade antissubmarino (ASW). Desta forma, possivelmente o primeiro jato, apresentado nesta cerimônia, ainda está em configuração civil, e deverá ser enviado para conversão em um futuro próximo.
@FFO