Técnicos da Marinha realizam reparo de 3° escalão em um AF-1 Skyhawk. O Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) da Marinha do Brasil (MB), realizou pela primeira vez, um reparo de 3° escalão na asa de um AF-1C Skyhawk, do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) – Esquadrão Falcão.
Realizada entre 15 de junho e 20 de agosto, a atividade foi necessária devido a micro rachaduras encontradas no extradorso da Wing Nose da asa direita do Skyhawk N-1022 (biplace). Após criteriosa análise do setor de engenharia, foi constatado que o reparo poderia ser realizado pelos militares do GAerNavMan.
Durante o processo de reparo do componente, os técnicos do GAerNavMan tiveram que moldar algumas chapas, e adaptá-las para alcançar o formato ideal, além de desenvolver ferramentas auxiliares para realizar todo o procedimento.
O reparo foi realizado com a colocação de um Patch externo na asa direita e o reforço de stiffners na parte interna, conforme procedimento preconizado. Embora previsto em manual, foi a primeira vez que uma aeronave AF-1 recebeu um reparo estrutural em nível de 3° escalão nessa região da Wing Nose, comprovando a capacidade do grupo de manutenção da aviação naval brasileira (Fonte: ComForAerNav).
Nota: Atualmente o VF-1 conta com uma frota de seis Skyhawk, sendo quatro monoplaces AF-1B (N-1001, N-1008, N-1011 e N-1013) e dois biplaces AF-1C (N-1021 e N-1022)AF-1B. O último AF-1B modernizado (N-1004) está na Embraer, e deverá ser entregue até o final deste ano.
@FFO