Primeiro MV-22B “Green Top” presidencial passa por revisão PMI-2 no FRCE. O Fleet Readiness Center East (FRCE) da Marinha dos Estados Unidos (US Navy), finalizou em 11 de agosto a revisão de grande porte do primeiro MV-22B Osprey, pertencente ao Esquadrão de Transporte Presidencial, Marine Helicopter Squadron 1 (HMX-1) “Nighthawks”. A informação foi divulgada pelo Comando da Aviação Naval (NAVAIR) em 02 de setembro.
Desde 2009 o FRCE, sediado na Estação Aérea dos Fuzileiros Navais de Cherry Point, Carolina do Norte, realiza as revisões de grande porte em nível de depósito PMI-1/2 (Planned Maintenance Interval 1 e 2) dos V-22 Osprey dos esquadrões operacionais da US Navy e dos USMC, bem como para os 13 MV-22B “Green Top” do HMX-1.
“Os V-22 do HMX-1 são ativos que desempenham uma missão muito importante e visível. Estou muito orgulhoso da linha PMI V-22 e da nossa oficina de pintura, que realizaram um trabalho muito bem feito e muito rapidamente. Entregamos a aeronave um mês antes do previsto, em perfeito estado”, disse o Coronel Thomas A. Atkinson, Comandante da FRCE.
O FRCE realiza revisões na frota de helicópteros presidenciais e de unidades de assalto da US Navy desde 1967. Já passaram pelas instalações de FRC East, helicópteros CH-46, CH-53, e o SeaKing presidencial VH-3D “White Top”, conhecido como Marine One. Agora a equipe realiza suporte técnico e logístico para a nova plataforma VH-92A “White Top”, que está programada para entrar em serviço como o futuro Marine One. A nova carga de trabalho do V-22 apenas mantém a longa tradição de excelentes serviços prestados pelo FRCE ao HMX-1.
Quando o MV-22B (BuNo 168280/01) entrou para revisão em Cherry Point, a meta inicial era uma parada de 150 dias para a revisão PMI-2, mas que foi superada em 28 dias. A aeronave foi entregue para o primeiro voo de verificação funcional (FCF) em 74 dias, e teve a revisão finalizada em apenas 122 dias, o que representa um esforço extremamente bem-sucedido pelos técnicos da Unidade.
Inicialmente o Comando da Marinha planejava realizar o PMI-2 dos Osprey do HMX-1 na Base do Corpo de Fuzileiros Navais de Quantico, na Virgínia. Esta operação implicava em vários desafios logísticos para o FRCE, que teria que deslocar seus técnicos de V-22 da Carolina do Norte para Virgínia, por um longo período de tempo. Após várias reuniões, o Comando decidiu enviar este primeiro V-22 para a FRCE, com uma meta de 150 dias; se a Unidade conseguisse atender no prazo estipulado, poderia conduzir a manutenção do restante da frota em Cherry Point.
Na revisão PMI-1, as aeronaves ão parcialmente desmontadas, e os componentes que necessitam de manutenção e revisão são reparados. Já no PMI-2, além da revisão PMI-1, a aeronave tem a pintura completamente removida. Em ambas revisões as aeronaves passam por avaliações estruturais e voos de testes e experiências.
“Muitas das coisas que encontramos em uma PMI aqui no FRCE, não podem ser observadas em nível de esquadrão. Por exemplo, eles não removem os tanques de combustível para uma revisão interna. Fazemos isso aqui e, se encontrarmos algum problema, isso pode acarretar mais algumas semanas de revisão”, disse Andrew Rock, Chefe da Linha V-22 do FRCE.
O “Green Top” BuNo 168280/01 do HMX-1 passou pelas revisão PMI-2 sem apresentaer nenhuma anomalia, o que significou poucos problemas ocultos, disse Rock. Isso contribuiu para a notável velocidade com que a equipe conduziu a revisão do V-22. O próximo Osprey do HMX-1 já está programado para chegar no FRCE neste outono, o que poderá ser alterado, diante da antecipação da entrega da primeira aeronave revisada.
A FRCE é a unidade de manutenção, reparo e revisão da Carolina do Norte, com mais de 4.000 funcionários civis e militares, além de trabalhadores terceirizados. Sua receita anual ultrapassa US$ 1 bilhão. O depósito fornece serviços para a frota enquanto funciona como parte integrante da US Navy; Naval Air Systems Command; e Commander, Fleet Readiness Centers.
Fonte: NAVAIR
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