Operação “Poseidon 2021” incrementa a interoperabilidade entre as Forças Singulares em alto-mar. Entre 31 de agosto e 03 de setembro, helicópteros Airbus H225M da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram da Operação “Poseidon 2021”, realizada na Costa Fluminense. Elas operam embarcadas no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140).
A Poseidon 2021 ainda conta com a participação da Fragata “Liberal” e das aeronaves SH-16, AH-11B, UH-12 e IH-6B. Estão envolvidos no Exercício mais de mil militares das três Forças Singulares.
Esta é a terceira etapa da qualificação dos pilotos do Exército e da Aeronáutica, a bordo de navios da Marinha. Ela é a continuação do esforço iniciado em 2018, que continuaram em 2020 (Operação “Poseidon”) e em março deste ano (Operação “Urano”).
Especificamente a Operação “Urano”, foi uma missão de Intercâmbio Operacional da aeronave H225M, contida no Plano de Trabalho das Atividades Conjuntas do Ministério da Defesa para este anos de 2021. O propósito é incrementar a interoperabilidade entre as Forças Singulares com foco no “Movimento Navio para Terra Helitransportado”.
Estão participando das atividades na Poseidon 2021, helicópteros UH-15B do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) da Marinha, HM-4 do Exército Brasileiro e H-36 da FAB.
Ao final da Operação Poseidon 2021, os pilotos do Exército e da Força Aérea foram qualificados para operações embarcadas a partir do Navio Capitânia da Esquadra da Marinha do Brasil.
Nota: Cabe ressaltar que os helicópteros Airbus H225M recebem designação militar distinta em cada força singular, sendo: UH-15B Super Cougar (MB), HM-4 Jaguar (EB) e H-36 Caracal (FAB).
Fonte: Marinha do Brasil