IAI produzirá asas de F-16 para a Lockheed Martin. A linha de montagem estabelecida pela Israel Aerospace Industries (IAI) na década de 1980 foi reaberta 2 de setembro de 2021 para retomar a produção de asas, após o aumento da demanda mundial pelos F-16V blocos 70/72. A produção será enviada para a nova linha de montagem (FAL – Final Assembly Line) de F-16, recentemente aberta em Greenville, Carolina do Sul, EUA pela Lockheed Martin.
Lançada no Dia dos Veteranos de 2019, a linha é a única unidade de produção de F-16 no mundo, inaugurada três anos após a FAL de F-16 localizada em Fort Worth, Texas, encerrar a produção. Em maio de 2021, a USAF em nome de quatro parceiros militares estrangeiros, concedeu à Lockheed Martin Corp. aproximadamente US$ 14 bilhões, para construir 128 F-16 nas instalações de Greenville até 2026. O bloco 70 foi lançado em 2012. As atividades começaram em maio deste ano e primeiras entregas estão previstas para 2022.
“Os muitos anos de cooperação entre o IAI e a Lockheed Martin demonstram outro marco importante. Retomar a produção das asas do F-16 é a continuação de uma cooperação de décadas na fabricação de aeroestruturas para os clientes da Lockheed Martin. A linha de montagem do F-16 mais uma vez se junta ao centro de excelência de montagem da IAI para a produção de asas de aviões de caça. O centro também produz asas F-35, juntamente com asas T-38 para o estabelecimento de defesa americano. O IAI está na vanguarda das indústrias de aviação civil e militar no mundo e continuará sendo o primeiro endereço para muitas empresas globais”. – Boaz Levy, presidente e CEO do IAI.
“A reabertura da linha de produção de asas F-16 nas instalações do IAI é um marco adicional importante na cooperação industrial de longa data da Lockheed Martin com as indústrias israelenses. Agora, a IAI está produzindo caixas de asas externas para o avançado F-35 e asas para os caças F-16, ambos tendo novos clientes em número crescente em todo o mundo. Até agora, a Lockheed Martin iniciou e manteve relações econômicas significativas de longo prazo com o Estado de Israel e suas indústrias locais. A empresa investiu bilhões de dólares nas indústrias israelense de defesa e aeroespacial por causa da alta qualidade e tecnologia de ponta que a indústria israelense oferece. Estamos continuamente procurando expandir nossa cooperação em todos os nossos programas”. – Joshua (Shiki) Shani, CEO da Lockheed Martin Israel.
Fonte: IAI
@CAS