Nigéria incorpora os novos A-29 Super Tucanos. O Ministério da Defesa da Nigéria realizou ontem (31/08), a cerimônia oficial de recebimento dos seis primeiros Embraer/Sierra Nevada A-29 Super Tucano da Força Aérea Nigeriana (NAF). Além do Ministro da Defesa, Bashir Salihi Magashi, o evento contou com a presença da Embaixadoras dos EUA no país, funcionários de alto escalão do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), entre outras autoridades e convidados.
A Nigéria comprou doze Embraer/SNC A-29 por meio do programa de Vendas Militares Estrangeiras do governo americano (FMS), e segue o modelo de “Abordagem de Pacote Total” do Departamento de Defesa, o qual inclui fornecimento de peças de reposição para vários anos de operação, suporte logístico, munições e um projeto de melhoria da Infraestrutura da Base Aérea de Kainji, onde os aviões serão implantados. O contrato tem um valor aproximado de US$ 500 milhões, e é o maior programa FMS na África Subsaariana.
A NAF empregará os A-29 em missões de segurança interna, principalmente na luta do governo nigeriano contra organizações extremistas do Estado Islâmico, que atuam na Província da África Ocidental.
Um total de 64 pilotos e técnicos da NAF receberam treinamento da USAF no 81st Fighter Squadron, na Base Aérea de Moody, em Georgia, EUA. Os militares nigerianos também receberam treinamentos especializados, com ênfase na Lei de Conflitos Armados e na mitigação de baixas civis.
Como parte do contrato, o Corpo de Engenheiros do Exército Americano (USACE) investirá US$ 36,1 milhões em obras de infraestrutura para a operação dos A-29 em Kainji AFB. Entre os equipamentos estão a construção de hangaretes, área “quente” para manuseio de munição nos aviões, construção de cercas de proteção no perímetro do aeródromo, iluminação do pátio, área de estacionamento, hangar, edifício para simulador, local para armazenamento de munições e armas pequenas, entre outros.
Fonte: Embaixada dos EUA na Nigéria