F-16C turcos fazem “pose” para fotos na Polônia. A aeronave Lockheed Martin F-16C do 161 Filo da Türk Hava Kuvvetleri (Força Aérea da Turquia) que estão conduzindo o Policiamento Aéreo avançado da OTAN em Malbork, Polônia, realizaram manobras aéreas com uma aeronave de transporte Airbus C295M do 13.Eskadra Lotnicza (13 Esquadrão de Transporte Aéreo)da Polskie Siły Powietrzne (Força Aérea Polonesa) no dia 26 de agosto, que rederam belas imagens.
O C-295M polonês, com uma dúzia de jornalistas internacionais a bordo, decolou de Malbork (EPMB), na Polônia, para se juntar à sessão de treinamento aéreo dos caças turcos nos céus acima da Polônia oriental. Os fotógrafos tiveram a oportunidade de ver e documentar em primeira mão a precisão e o profissionalismo envolvidos nas operações aéreas aliadas.
Os caças F-16C-40CF TuAF 91-0008 e o 91-0012 da TuAF realizaram manobras aéreas no norte da Polônia e na costa do Mar Báltico enquanto voavam ao lado de uma aeronave de transporte Airbus C-295M da Força Aérea Polonesa.
Desde meados de agosto, quatro caças F-16 da TuAF do 161 Filo foram destacados em Malbork, demonstrando a coesão e integração da OTAN com os caças MiG-29A/G/GT do 41. Eskadra Lotnictwa Taktycznego (41º Esquadrão de Aviação Tática) da Força Aérea Polonesa sediados na base.
“A Equipe Malbork tem um excelente histórico de contribuição para o Policiamento Aéreo da OTAN. Desde 2014, hospedamos destacamentos de caças aliados da França, Holanda, Bélgica, Portugal e agora da Turquia apoiando as Medidas de Garantia da OTAN na região”, disse o Tenente Coronel Jerzy Goleniowski , Vice-Comandante da Base em Malbork. “Os MiG-29 poloneses de Malbork foram implantados na missão de Policiamento Aéreo do Báltico na Lituânia, onde nos beneficiamos com o apoio da nação anfitriã. É ótimo ver que agora estamos construindo nossa experiência, que nos permitiu incorporar e apoiar destacamentos de caças na Polônia” , acrescentou.
Depois de realizar exercícios aéreos, os caças turcos escoltaram o C-295M de volta a Malbork. Eles realizaram um sobrevoo em formação sobre a base e pousaram com segurança antes que o C295M retornasse à sua base em Cracóvia (Kraków/Balice – EPKK).
Até meados de setembro, o destacamento F-16 da TuAF continuará a missão da OTAN em Malbork. Eles contribuem continuamente para proteger os céus aliados na região. Assim que a implantação for concluída, eles regressarão a sua base em Bandırma, no noroeste da Turquia.
@CAS