RAF participa do desfile de 30 anos da independência da Ucrânia. Dois Eurofighter Typhoon FGR4 da Royal Air Force (RAF), que atualmente estão baseados na Romênia, participaram de um sobrevoo no dia 23 de agosto sobre a capital ucraniana, Kiev, como parte das comemorações do Dia da Independência Nacional da Ucrânia. Os Typhoons se juntaram a quatro aeronaves MiG-29 da Força Aérea Ucraniana (VVS Ukraine) em um voo de formação, com os jatos ucranianos lançando fumaça amarela e azul para representar a bandeira ucraniana.
A parada militar também foi apoiada por um contingente dos Lanceiros Reais e da Banda do Exército Britânico de Colchester, que estão na Ucrânia como parte da Operação Orbital, uma missão de capacitação militar do Reino Unido na Ucrânia.
Os Thyphhon que participaram do flypast são do Esquadrão IX (B), sediados na RAF Lossiemouthe que saíram de sua base temporária na Romênia para conduzir o flypast antes de retornar para a Romênia. Os caças da RAF fazem parte da 121 Expeditionary Air Wing. Operando a partir da Base Aérea Romena Mihail Kogalniceanu perto de Constanta, na costa do Mar Negro, os Typhoons da RAF estão inserido na OPERATION BILOXI, a contribuição do Reino Unido para o Southern Air Policing da OTAN (Policiamento Aéreo Sul da OTAN).
“Nosso papel, além de conduzir a missão da OTAN, é demonstrar o apoio do Reino Unido aos nossos parceiros e aliados na região do Mar Negro. Foi uma honra ser convidado a participar das comemorações do Dia da Independência da Ucrânia e um prazer para todos nós que poderíamos aceitar o convite”.
Wing Commander Lamping – Oficial de Comando da 121 Expeditionary Air Wing.
Fonte: RAF
@CAS