Força Aérea Colombiana quer mais T-6C Texan II. Depois de receber suas duas primeiras aeronaves de treinamento Beechcraft T-6C Texan II, a Força Aérea Colombiana (FAC) sinalizou que pretende ter uma frota de até 24 T-6C. A informação foi dada pelo Comandante da FAC – General Ramsés Rueda Rueda, em 28 de agosto, no programa institucional “A Volar” nas redes sociais da Força Aérea, que destacou a importância da futura aquisição, que permitirá assim manter o alto nível de formação dos futuros pilotos da FAC.
O primeiro lote de oito T-6C foi encomendadas em outubro de 2020. As duas primeiras aeronaves foram recebidas em maio de 2021, sendo incorporadas no dia 12 de julho. A chegada dos Texan II marcou a desativação dos últimos Cessna T-37B Tweet, em serviço a mais de 50 anos.
As novas aeronaves são operadas pela Escuadrón de Combate 116 –“Tango” (ESCOM 116), com base em Palanquero, sendo matriculadas FAC 2350 e 2351. As demais seis aeronaves T-6C, que serão matriculadas de FAC 2352 a 2357, serão entregues até o início de 2022.
Ainda não há informações e nem confirmação da aquisição do segundo lote de T-6C, apenas que já há negociações com os EUA e com a Beechcraft. Talvez ele seja anunciado em conjunto com a oferta americana de venda de um lote de F-16 ex-USAF a FAC, anunciada em agosto deste ano.
@CAS