Arctic Fighter Meet 21 (AFM 21). O Comando Aéreo da Lapônia da Suomen Ilmavoimat (Força Aérea Finlandesa) está hospedando o exercício aéreo Arctic Fighter Meet 21 (AFM 21) na Base Aérea de Rovaniemi, que iniciou hoje – 30 de agosto e segue até o próximo dia 3 de setembro. Esta edição do exercício liderado pela Força Aérea da Finlândia envolverá além dos F/A-18C/D e Hawk Mk.51/51A da Finlândia, caças F-16AM/BM da Real Força Aérea da Noruega e Gripen JAS-39C/D da Força Aérea da Suécia.
As operações ocorrerão no espaço aéreo finlandês, em áreas de treinamento utilizadas pelo Comando Aéreo da Lapônia. As surtidas relativas terão início no dia 30 de agosto e serão concluídas no dia 3 de setembro, com as missões ocorrendo entre as 8h (horário local) e as 17h.
O objetivo do exercício AFM – realizado anualmente, é fornecer a oportunidade de conduzir diferentes tipos de treinamento de combate aéreo dissimilar (DACT – Dissimilar Air Combat Training) com uma variedade de tipos diferentes de caças. O AMF 21 também serve como uma plataforma para ajudar a familiarizar os pilotos de caça mais jovens e menos experientes com os exercícios internacionais. O evento faz parte do acordo de Cooperação para a Defesa Nórdica (NORDEFCO – Nordic Defence Cooperation), com a Finlândia, a Noruega e a Suécia se revezando na organização e sede do exercício. A Finlândia realizou o evento pela última vez em Rovaniemi em 2018.
Fonte: https://ilmavoimat.fi/
@CAS