Exército Peruano inaugura centro de revisão de helicópteros russos Mi-8/17/171. O Exército Peruano inaugurou no final do mês passado, o Centro de Mantenimiento Aeronáutico del Ejército – División de Mantenimiento Mayor – La Joya (CEMEA), em Arequipa, no sul do país. O Centro fará trabalhos de MRO (Maintenance, Repair, and Overhaul), em helicópteros russos da família Mil Mi-8, Mi-17 e Mi-171.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da Ministra da Defesa, Nuria Esparchy, do Comandante Geral do Exército, General Manuel Gómez de la Torre Araníbar, além de outras autoridades e convidados. Uma placa foi descerrada para registrar o evento, e em seguida a comitiva visitou as dependências e hangares do Centro, onde puderam observar o trabalho de revisão em andamento no helicóptero Mi-8, matrícula EP-658.
“Hoje reconhecemos o Exército Peruano, pelo trabalho e realização deste Centro de Manutenção Aeronáutica na região de Arequipa, que está pronto para operar e trabalhar, junto com nossas tropas das Forças Armadas, para a manutenção de nossos equipamentos aéreos”, disse a Ministra Esparch.
De acordo com o Ministério da Defesa do Peru, o CEMEA será responsável pela revisão programada, manutenção e reparos da frota de helicópteros Mi-17-1B e Mi-171SH, além da produção de componentes de aeronaves, como parte do processo de transformação institucional.
“Este centro de manutenção possui infraestrutura e equipamentos adequados, além de tecnologia russa e nacional, para realizar manutenções e grandes reparos em componentes dos helicópteros da linha MI, com capacidade para atender a todas as Forças Armadas, Polícia Nacional, bem como aeronaves de empresas prestadoras de serviços de transporte aéreo e de países vizinhos”, disse o General Gómez de la Torre.
O estabelecimento do Centro de Manutenção faz parte de um acordo estabelecido entre a Rússia e o Peru, quando foi assinado o contrato de aquisição de 24 helicópteros Mi-171Sh-P.
@FFO