NAVAIR autoriza a produção do Míssil AGM-88G (AARGM-ER). A US Navy (USN) planeja conceder os primeiros dois lotes de produção inicial de baixa intensidade (Low Rate Initial Production – LRIP) do míssil Advanced Anti-Radiation Guided Missile – Extended Range (AARGM-ER) ou AGM-88G nos próximos meses. A decisão veio pouco mais de dois anos depois que a Marinha concedeu o contrato de Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação (Engineering and Manufacturing Development – EMD) ao contratante principal, a Northrop Grumman.
A USN em associação com a Northrop Grumman, conduziu o primeiro teste de lançamento real do AGM-88G em 19 de julho de 2021, ao longo da área de teste sobre o mar da Naval Air Station Point Mugu, no sul da Califórnia, para verificar a integração do sistema e o desempenho do motor do foguete, bem como iniciar a modelagem e validação dos sensores.
O AARGM-ER ou AGM-88G é uma arma ar-superfície para missões de SEAD, destinada a destruir os sistemas de defesa aérea do inimigo, como baterias de mísseis ar-ar guiados por radar. É uma versão de alcance estendido do AGM-88E AARGM que atualmente está em serviço e que vem de linhagem dos mísseis AGM-88 HARM (High-speed Anti-Radiation Missile)
“A equipe combinada do governo/indústria trabalhou incansavelmente nos últimos anos para atingir esse marco. Estamos ansiosos para entregar esta nova arma com sua capacidade e letalidade extendidas para a frota o mais rápido possível.”
Capitão Alex Dutko, gerente do programa Direct and Time Sensitive Strike (PMA-242).
Os testes de voo em cativo e real estão planejados para continuar até 2022, com a capacidade operacional inicial (IOC) planejada para ser atingida em 2023. A Marinha está integrando o AARGM-ER (AGM-88G) nos Boeing F/A-18E/F Super Hornet e nos Boeing EA-18G Growler. Ele também será compatível para futura integração nos F-35B/C da USN e USMC.
Fonte: NAVAIR
@CAS