USSPACECOM atinge capacidade operacional inicial. Comando Espacial dos Estados Unidos (U.S. Space Command – USSPACECOM) atingiu a capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operational Capability) e está a caminho de atingir a capacidade operacional total (FOC – Full Operational Capability) em um futuro próximo. A informação foi confirmada pelo seu comandante – o General do Exército James H. Dickinson no dia 24 de agosto, durante o 36º Simpósio Espacial da Fundação Espacial dos EUA realizado em Colorado Springs, Colorado.
“Estávamos absolutamente prontos desde o primeiro dia”, disse ele, referindo-se à data em que foi estabelecido, 29 de agosto de 2019, como o 11º e mais novo comando de combate do Departamento de Defesa. O IOC é um ponto de inflexão para a SPACECOM. “O Comando Espacial dos Estados Unidos amadureceu a ponto de termos efeitos estratégicos,” completou.
Agora, a SPACECOM pode expandir seus ganhos estruturais, funcionais e organizacionais conquistados desde a sua fundação. “É onde podemos afirmar com credibilidade que somos organizados e eficazes para empregar nossas funções de apoio duradouras e infalíveis para a força combinada”, disse o General Dickinson.
O SPCECOM tem mais de 100 acordos de compartilhamento de dados com aliados, colegas de equipe intergovernamentais e parceiros comerciais. Esses acordos trocam informações, aumentam a consciência do domínio espacial, aumentam a segurança das operações de voos espaciais e estabelecem as bases para colaboração futura em operações espaciais.
O General Dickinson acrescentou que o SPACECOM estabeleceu capacidades de comando e controle e participou de 24 exercícios de guerra de primeiro nível, que são eventos governamentais para testar a resposta coletiva dos Estados Unidos às contingências do mundo real.
“Nossa participação ajuda a testar e refinar as relações de controle e comando da guerra espacial. Hoje, as ameaças da China e da Rússia são ainda mais pronunciadas do que quando O SPACECOM foi criado e seu valor para proteger e defender os interesses dos EUA e aliados no espaço é ainda mais significativo”, disse ele.
“O acesso livre e aberto requer um domínio pacífico. É por isso que o objetivo fundamental do Comando Espacial dos Estados Unidos é deter um conflito no espaço. E se a dissuasão falhar, derrotaremos a agressão, entregando poder de combate espacial para a força combinada e combinada. Portanto, tendo alcançamos o IOC, agora somos ainda mais capazes de fazer tudo isso,” completou.
@CAS