TAI e NESCOM irão fabricar o UAV MALE Anka. A Turkish Aerospace (TAI) e a Comissão Nacional de Engenharia e Ciência do Paquistão (NESCOM – National Engineering and Science Commission) assinaram um contrato em 19 de agosto para fabricar e desenvolver em conjunto o veículo aéreo não tripulado (UAV – Unmanned Aerial Vehicle) tipo MALE (Medium-Altitude, Long-Rndurance) TAI Anka-S.
A TAI anunciou o acordo durante a Feira Internacional da Indústria de Defesa 2021 (IDEF -International Defense Industry Fair) que ocorreu de 17 a 20 de agosto em Istambul, onde a NESCOM além de fabricar alguns componentes para o UAV Anka, também vai colaborar no desenvolvimento dos sistema da aeronave não tripulada.
“O contrato que fizemos com o Paquistão no escopo de nossos sistemas UAV Anka proporcionará ganhos significativos para a indústria de UAV”, disse o gerente geral da TUSAŞ, Temel Kotil.
O acordo, também irá contribuir para expandir ainda mais os potenciais mercados para os UAV da TAI e fornecerá oportunidades para aumentar a cooperação entre o Paquistão e a Turquia.
O Anka, que entrou em produção em série em 2017 e é formad por uma família de UAV MALE projetados para uma resistência de 24 horas, teto de 9.144 m (30.000 pés), alcance de 108 milhas náuticas (200 km) e capacidade de transportar cargas úteis de até 200 kg que incluem sensores como radar de abertura sintética (SAR), sistemas eletro-ópticos/infravermelha (E/O IR) e FLIR.
O Anka Bloco A e Bloco B são as variantes iniciais, enquanto o Anka-S é a atual variante de produção em série. O Anka-S realizou seu voo inaugural em setembro de 2016 e entrou em produção em série em 2017. O primeiro lote de dois sistemas UAV Anka-S foi entregue à Força Aérea Turca em fevereiro de 2018. Ele
Ele tem duas estações de armas sob as asas, que podem transportar lançador de mísseis Rokestan Smart Micro Munition (MAM-L) e o módulo de foguete guiado CIRIT 2.75in para engajar veículos blindados leves, tropas, abrigos militares e estações de radar.
@CAS