Rússia fecha contrato para 30 Ka-52M no Army 2021. Durante o Forum International Military-Technical (Army-2021), realizado de 22 a 28 de agosto tanto no centro Patriot Ekspo perto de Kubinka, nos arredores de Moscou, como também, na Base Aérea de Kubinka, uma série de contratos de armamento para as forças armadas russas foram anunciados. Dos quarenta contratos, com um valor total de mais de 500 bilhões de rublos, um deles refere-se a compra de 30 unidades da versão modernizada do helicóptero de ataque Kamov Ka-52M Alligator para o Exército Russo.
As entregas devem ser realizadas entre 2022–2023 para . Infelizmente, o valor do pedido não foi divulgado oficialmente. Sabe-se, no entanto, que se supõe que seja apenas o primeiro lote de Ka-52M, visto que a demanda é estimada em 114 unidades. No ano passado, a empresa criou dois protótipos Ka-52M com base nos helicópteros Ka-52 de série.
Ka-52M é uma modernização Ka-52 Alligator. Os russos decidiram instalar o radar W006 Rieziec (AESA) com uma antena de varredura capaz de detectar (segundo informações do fabricante – a empresa Zasłon) um único tanque a uma distância de 45 quilômetros. Para melhorar ainda mais a capacidade de detectar e rastrear alvos, o cabeçote optoeletrônico OES-52 também foi usado no lugar do atual GOES-451.
Os helicópteros serão capazes de interagir com os drones para que a tripulação além de controlar seu voo, ter acesso em tempo real às imagens do UAV e encontrar alvos localizados além da capacidade do radar. Esta interação visa garantir a capacidade de acertar pontos em locais críticos e com risco mínimo para a tripulação. No futuro, o piloto poderá controlar e interagir com drones usando elementos de inteligência artificial, é a promessa da Kamov.
O Ka-52M também recebeu uma instalação para degelo das pás do rotor e reforço da estrutura da fuselagem, e a disposição dos instrumentos na cabine foi alterada para melhorar a ergonomia. Uma característica importante do Ka-52M é também a integração total de seus sistemas de armas com o novo helicóptero de ataque russo – o Mi-28NM. No início de 2019, o Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato de longo prazo para a produção de quase 100 Mi-28NM, que garante a linha de produção pelos próximos sete anos.
“O Ka-52 é um dos melhores helicópteros de ataque do mundo, mas mesmo a melhor aeronave precisa de uma modernização oportuna, o que expandirá sua capacidade de combate”, disse Andrey Boginsky, Diretor Geral da Russian Helicopters Holding Company.
@CAS