MQ-9B SeaGuardian chega a RAF Waddington. No dia 21 de agosto o protótipo MQ-9B SeaGuardian Remotely Piloted Aircraft System (RPAS), registrado N190TC, pousou na RAF Waddington, no Reino Unido, após um voo transatlântico autônomo. Ele era esperado em julho, mas devido a alguns atrasos, o RPAS chegou a Europa no final de semana passado, onde fará demonstrações no Reino Unido, Holanda, e para alguns aliados da OTAN. Além disso, a aeronave participará do Exercise Joint Warrior (JW212) 2021, que será realizado de 26 de setembro a 8 de outubro de 2021, onde demonstrará suas habilidades como plataforma marítima avançada ISR.
O General Atomics MQ-9 SeaGuardian é uma variante do MQ-9B SkyGuardian, que inclui um radar de multimodo de busca marítima, um receptor AIS – Automatic Identification System, um sensor de alta definição eletro-óptico/infravermelho e o Detect and Avoid System (DAAS). O DAAS consiste no radar de devido respeito (DRR) e no processador GA-ASI, e um sistema de alerta de tráfego e prevenção de colisão (TCAS).
O protótipo MQ-9B demonstrará as capacidades do futuro RPAS Protector RGMk1 da RAF, porém equipado com um kit para missões de ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance) marítimas. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) para aquisição de 16 Protetores RGMk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF.
O RPAS Protector RGMk1, que na prática é um UCAS – Unmanned Combat Aircraft System, foi projetado para fornecer capacidade crítica ISR e ISTAR para a RAF, sendo equipado com um conjunto de sensores e armas de precisão, que incluem o míssil Brimstone e bombas guiada a laser Paveway IV. A frota será operada a partir da RAF Waddington, com a primeira aeronave prevista para ser entregue em 2023.
Os voos SeaGuardian N190TC devem ser realizados entre agosto e setembro de RAF Waddington, o que incluir uma apresentação ao RNLAF 306 Squadron da Real Força Aérea da Holanda, e após, a ele irá para a RAF Lossiemouth até o final de outubro, quando participará do JW212.
A chegada do SkyGuardian à RAF Waddington ocorre três anos depois que o tipo fez sua estreia no Reino Unido com uma aparição no Royal International Air Tattoo (RIAT) em julho de 2018, e quase 12 meses após o primeiro Protector RG1, fazer seu voo inaugural na sede da GA-ASI nos Estados Unidos em 25 de setembro de 2020.
@CAS