• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Bulgária quer mais F-16

25 de agosto de 2021
Bulgária quer mais F-16. O governo da Bulgária pretende ampliar para 16 o número de aeronaves F-16V adquiridas da Lockheed Martin (Foto: USAF).
Bulgária quer mais F-16. O governo da Bulgária pretende ampliar para 16 o número de aeronaves F-16V adquiridas da Lockheed Martin (Foto: USAF).

Bulgária quer mais F-16. Em uma audiência no parlamento da Bulgária realizada em 20 de agosto de 2021, o Ministro da Defesa da Bulgária, Georgi Panayotov, disse divulgou uma Carta de Solicitação (LOR – Letter of Request) para uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA – Letter of Offer and Acceptance) para um segundo lote de oito aviões Lockheed Martin F-16V Bloco 70 para o Bulgarski Voenno Vzdushni Sili (BVVS) ou Força Aérea da Bulgária. Vale lembrar que a BVVS já havia adquirido em abril de 2020 um lote inicial de 8 aeronaves por US$ 512 milhões, que deverão ser entregues em 2023.

ulgária quer mais F-16. Em abril de 2020 a Bulgarski Voenno Vzdushni Sili (BVVS) ou Força Aérea da Bulgária adquiriu 8 F-16V (Arte: Lockheed Marin).
Bulgária quer mais F-16. Em abril de 2020 a Bulgarski Voenno Vzdushni Sili (BVVS) ou Força Aérea da Bulgária adquiriu 8 F-16V (Arte: Lockheed Marin).

Segundo declarações do ministro aos parlamentares, o pedido incluiu também pacotes de armas ar-ar e ar-solo, além de equipamentos de logística, treinamento e manutenção de aeronaves. Os planos atuais da Força Aérea preveem que os Vipers sejam alocados em uma única unidade aérea, em substituição aos MiG-29A/UB, que provavelmente, será o 1/3 Iztrebitelna Avio Eskadrila (1º Esquadrão de Caça da 3ª Ala) com sede na Base Aérea 3 na Base Aérea Graf Ignatievo (LBPG).

Bulgária quer mais F-16. A partir de 2023 os F-16V irão substituir os MiG-29A/UB como principal vetor de combate da BVVS (Foto: BVVS).

A legislação búlgara exige um plano de investimento estruturado para cada projeto de aquisição de defesa superior a US$ 60 milhões. Este plano requer aprovação governamental e parlamentar antes que um acordo real possa ser alcançado. O ministro Panayotov foi convidado para uma audiência parlamentar para explicar o plano, após a mídia local divulgar que o Ministério da Defesa pretende adquirir um segundo lote de oito F-16V.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login