Russian Helicopters apresenta o cockpit do helicóptero do futuro. A Russian Helicopters Holding (parte da Rostec State Corporation) apresentou no Forum International Military-Technical (Army-2021) realizado de 22 a 28 de agosto realizado concomitantemente de 22 a 28 de agosto no centro Patriot Ekspo perto de Kubinka, e também, na Base Aérea de Kubinka, um moke-up do que que a empresa chama painel do helicóptero do futuro. O painel é do tipo WAD (Wide Area Dispaly) isto é, em formato de tela panorâmica, que deverá ser o padrão de seus helicópteros, que seguem os requisitos modernos de ergonomia e funcionalidade.
Este mock-up experimental apresentado no Army-2021, permitirá o domínio de várias tecnologias ao mesmo tempo, incluindo o uso de aplicativo sensorial em glass cockpit, sistema de previsão e apoio à tomada de decisão do piloto entre outros, como otrabalho de pesquisa de cockpit ergonômico, que visa a melhoria da segurança de voo, bem como a confiabilidade e eficiência das tripulações de helicópteros que reduzirá a carga psicofísica e intelectual da tripulação em voo, bem como manterá sua plena consciência situacional.
“Estabelecemos uma tarefa, em cooperação com os principais centros de pesquisa e fabricantes de aviônicos nacionais, para encontrar soluções técnicas otimizadas que nos permitirão construir novos princípios de interação entre piloto e helicóptero, reduzir a carga sobre a tripulação e a influência do fator humano, melhorando assim significativamente a segurança de voo. O desenvolvimento de equipamentos aviônicos a bordo mudará seriamente a cara dos helicópteros modernos em breve, e estou confiante de que este trabalho de pesquisa nos permitirá assumir a liderança nessas mudanças”, disse Andrey Boginsky, CEO da” Russian Helicopters ” .
No processo de pesquisa e desenvolvimento de futura proposta de cockpit, diversos conceitos e tecnologias serão testados. Em particular, o demonstrador explorará o uso de um “cockpit digital” com recursos modernos de apresentação de dados e controle em um único campo de trabalho, leia-se painel. Outra área de pesquisa será a aplicação de sistema inteligentes de apoio à tripulação, com algoritmos de previsão interativa, resolução de problemas de controle, sistemas de apoio a decisão, otimização de construção de trajetória de voo no espaço-tempo, inclusive para voos de alta precisão, em condições de obstáculos.
Além disso, a futura cabine explorará o conceito de automação ideal, que envolve a introdução do “piloto virtual” e a distribuição racional de funções entre ele e a tripulação. A maquete também será usada para testar o conceito de aplicação de elementos de realidade aumentada com a implementação de um sistema de “visão sintética”, com base na compilação de informações de vários sensores e sistemas de bordo.
@CAS