US DoD quer uma nova postura de prontidão estratégica. A prontidão estratégica é vital para o sucesso da missão e deve estar presente em tudo o que o Departamento de Defesa faz, disse a secretária adjunta de defesa para a prontidão Shawn Skelly. Ela disse à Conferência Professional Services Council’s Defense Services no início da semana passada, que o modelo de prontidão operacional tradicional – que significa “estar pronto para lutar esta noite” – precisa ser ampliado para incluir um modelo de prontidão estratégica eficiente. O que significa antecipar as tomadas de decisões, prevendo suas consequências e resultados, e não ser apenas “reativos”.
“Embora a prontidão operacional seja um componente-chave da prontidão estratégica, ver a prontidão através das lentes de ‘estar pronto hoje à noite’ não fornece a visão abrangente da prontidão de que o departamento precisa para manter uma vantagem estratégica”, disse ela.
Coincidentemente ela explanou isto, justamente no meio do “furacão Afeganistão” que está sacudindo a administração Biden e o próprio US DoD, com várias criticas de inabilidade política e militar para lidar com quase 20 anos de guerra, e com ilações futuras do que poderá acontecer, não só em termos de segurança do país, mas, até mesmo sobre o futuro político de Biden.
Parte do pessoal do DoD e das Forças Armadas criticaram a saída atrapalhada – classificada como desmoralizante, afirmando que faz um bom tempo que falta uma postura de prontidão estratégica, onde seja possível avaliar melhor a tomada de decisões e suas consequências, não apenas políticas, mas militares. Isto poderia ter favorecido a situação no Afeganistão, Iraque, Somália, entre outros e põe em cheque uma eventual tomada de decisão sobre a uma crise com a China, hoje, algo considerado como provável.
Para reorientar o Departamento para uma nova prontidão estratégica, Skelly disse que é preciso:
“Sem um foco renovado na prontidão estratégica, o departamento corre o risco de estar despreparado para cumprir os objetivos militares nacionais”, disse Skelly, acrescentando que muitas dessas metas não serão alcançadas da noite para o dia e isso exigirá um esforço total.
Fonte: US DoD
@CAS