KC-390 irá ao Haiti em missão humanitária. O Ministério da Defesa confirmou em nota no dia de ontem que um Embraer KC-390 do 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT), com sede na Ala 2 em Anápolis, será enviado neste final de semana para Porto Príncipe – capital do Haiti em missão humanitária, levando auxílio, suprimentos, víveres e auxílio para as vítimas do terremoto do dia 14 de agosto.
A decisão de enviar um KC-390 e uma equipe multidisciplinar foi tomada no dia 18 de agosto, e envolve diversos setores do governos federal. Além de víveres e suprimentos médicos, também será enviada uma equipe de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas.
O terremoto de magnitude 7.2 do dia 14, derrubou centenas de casas no país, deixando mais de 1000 mortos em um país que ainda está se recuperando de outro grande terremoto, ocorrido em 12 de janeiro de 2010 com 7.0 de magnitude. Além do flagelo sísmico, o Haiti está em crise política e sem um chefe de Estado desde o assassinato do presidente Jovenel Moise no mês passado (7/07).
Leia abaixo a nota na íntegra do do MD.
Brasília (DF), 19/08/2021 – O Governo brasileiro, por intermédio de ação interministerial envolvendo a Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Defesa (MD), as Relações Exteriores (MRE), a Saúde (MS) e o Desenvolvimento Regional (MDR), definida no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, tomou a decisão, em 18 de agosto, de enviar ao Haiti Missão Humanitária Multidisciplinar, em resposta emergencial à tragédia causada por terremoto em 14 de agosto.
A missão contará com a participação de uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira, prevista para partir em direção a Porto Príncipe no próximo final de semana, com o propósito de levar pessoal e material de apoio à emergência humanitária.
A missão deverá ter equipes de especialistas e peritos em busca e resgate em estruturas urbanas colapsadas, além de contar com “kits” de medicamentos e insumos estratégicos para assistência farmacêutica emergencial, doados pelo Ministério da Saúde.
A configuração da missão poderá ser ajustada em função das necessidades e dos entendimentos que estão sendo mantidos com o governo haitiano.
Por ocasião do Dia Internacional Humanitário, celebrado hoje, 19/08, o Governo do Brasil reitera a sua manifestação de solidariedade ao povo haitiano e reafirma seu compromisso com o bem-estar e a estabilidade do Haiti.
Fonte: Ministerio da Defesa
@CAS