QRA da RAF na Romênia intercepta Su-24 russo. Dois Eurofighter Typhoon FGR4 da Royal Air Force (RAF) em Alerta de Reação Rápida (QRA – Quick Reaction Alert) pertencentes a 121 Expeditionary Air Wing baseados na Romênia decolaram no dia 17 de agosto para interceptar um Sukhoi Su-24MR Fencer da Marinha Russa, voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Negro. Operando a partir da Base Aérea Romena Mihail Kogalniceanu perto de Constanta, na costa do Mar Negro, os Typhoons da RAF estão inserido na OPERATION BILOXI, a contribuição do Reino Unido para o Southern Air Policing da OTAN (Policiamento Aéreo Sul da OTAN).
O Su-24MR RF-34008 “Withe 15” da Aviação Naval da Marinha Russa (Aviatsiya Voenno-morskovo Flota Rossii) foi detectado entrando na Região de Informação de Voo de Bucareste ou FIR Bucareste (FIR = Flight Information Region) com proa do espaço aéreo territorial romeno. Tal como acontece com muitas surtidas militares russas, a aeronave não havia preenchido um plano de voo e não estava falando com o Controle de Tráfego Aéreo Romeno, tornando-se um risco de segurança de voo para todos os usuários aéreos. Neste momento foi acionado o QRA da RAF em Mihail Kogalniceanu, composto por dois Typhoon FGR4 RAF ZK323 e ZK331.
“Quando o avião russo não identificado, embora suspeito, entrou na FIR de Bucareste, fomos escalados para realizar uma identificação visual. Decolamos em minutos e rumamos para o alvo. Não demorou muito para que interceptássemos a aeronave e a identificássemos como um SU-24 Fencer russo. Ele estava a menos de 20 milhas da costa romena, antes de ser interceptado. Nós o seguimos até que ele deixasse FIR no rumo Nordeste sobre o Mar Negro. Em seguida, retomamos nossa missão de patrulha aérea de combate e voltamos à base”.
Piloto do QRA da RAF – 121 Expeditionary Air Wing
Juntamente com outros Aliados da OTAN que têm realizado esta missão de forma contínua desde 2017, o Reino Unido tem prestado assistência de Alerta de Reação Rápida para melhorar o Policiamento Aéreo realizado pela própria frota de aviões a jato rápido da Força Aérea Romena desde maio. A Romênia está equipada com o MiG -21LanceR e F-16AM/BM ex-Força Aérea de Portugal.
“Cada vez que lutamos para interceptar aeronaves não identificadas em apoio à missão de policiamento aéreo aprimorado, estamos demonstrando nosso compromisso inabalável com a OTAN, ajudando a proteger o espaço aéreo da OTAN na região do Mar Negro e tranquilizando nossos aliados romenos.”
Wing Commander Lamping Comandante da 121 Expeditionary Air Wing.
Fonte: RAF.
@CAS