Afeganistão: França realiza Operação Apagan. Com o objetivo de apoiar os esforços de evacuação do Afeganistão, após a queda do governo do último dia 15 de agosto, que ampliou a deterioração da situação de segurança no país, o Presidente da França, Emmanuel Macron, autorizou o envio meios de aeronaves de transporte do Armée de l’Air et de l’Espace (AAE) para apoiar a evacuação. Batizada de Operação Apagan, a missão está sendo realizada pelo Ministère des Armées (Ministério das Forças Armadas) em estreita coordenação com o Ministère de l’Europe et des Affaires Étrangères (Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros).
A operação visa evacuar cidadãos da França e de vários outros países para fora do Afeganistão é o objetivo da APAGAN. Em 16 de agosto, duas aeronaves, um C-130 Hercules e A400M Atlas – carregadas com carga e pessoal militar partiram da França para a Base Aérea 104 em Al Dhafra nos Emirados Árabes Unidos. Durante os esforços de retirada, os civis evacuados farão uma ponte aérea Cabul – Al Dhafra antes de embarcarem em um Airbus A330-243MRTT Phénix para a França.
Na tarde de 17 de agosto, o primeiro voo vindo dos Emirados Árabes Unidos com 41 franceses e refugiados de outras nacionalidades chegou ao Aeroporto Charles de Gaulle/CDG em Paris. O governo francês está “fazendo todo o possível para oferecer as melhores condições de acolhimento aos desabrigados”, afirma o Ministério das Forças Armadas. A operação irá continuar até que a situação esteja controlada.
Em 18 de agosto, um segundo voo com mais de 200 pessoas chegou ao mesmo aeroporto. O Ministério das Forças Armadas confirmou que a grande maioria dos evacuados neste voo eram cidadãos afegãos e a maioria destes eram mulheres e crianças. Além disso, 25 pessoas francesas e de várias outras nacionalidades estavam a bordo deste voo.
Fonte Ministère des Armées
@CAS