Governo argelino deverá adquirir quatro Beriev Be-200. O Ministério da Defesa Nacional da Argélia (MDN) deverá adquirir quatro aeronaves para combate a incêndios florestais. De acordo com um comunicado oficial, uma licitação internacional foi finalizada, e a escolha recaiu sobre os bimotores russos Beriev Be-200.
“Na sequência dos incêndios que atingiram várias regiões do país, e no cumprimento das instruções do Presidente da República, Supremo Chefe das Forças Armadas, incumbiu o Ministério da Defesa Nacional de supervisionar a aquisição de aeronaves especializadas no combate a incêndios florestais. Para isso, o Ministério da Defesa Nacional lançou imediatamente as consultas necessárias para fabricantes capazes de atender este pedido o mais rapidamente possível”, indicou o comunicado do MDN.
O comunicado de imprensa indica que “a escolha recaiu sobre um fabricante russo. Para o efeito, os departamentos competentes do Ministério da Defesa Nacional iniciaram negociações com o referido fabricante para a aquisição de quatro (04) novos aviões bimotores multimissão anfíbios do tipo Beriev 200 (Be-200), com capacidade para 13.000 litros e capaz de responder a incêndios florestais em condições meteorológicas extremas e complexas.”
O Beriev Be-200 é um hidroavião híbrido que pode realizar missões de patrulha marítima, busca e resgate, transporte médio de pessoal (64 passageiros) e equipamentos (oito toneladas de carga), e acima de tudo lançar cerca de 13.000 litros de água ou retardante líquidos. O jato pode ser recarregado no mar, em fontes de água doce, ou por equipes no solo. Com carga máxima, o Be-200 tem uma autonomia de 1.700 quilômetros, podendo alcançar qualquer área florestal no norte da Argélia.
@FFO