Denel em risco de colapso. De acordo com Department of Public Enterprises (DPE) da África do Sul divulgada no dia 18 de agosto, a Denel está em risco de colapso financeiro, e isso, pode afetar a capacidade da South African National Defence Force’s de cumprir suas obrigações constitucionais. A situação da estatal já era crítica mesmo antes da pandemia, que só agravou a situação.
A Denel continua enfrentando desafios de liquidez e não consegue levantar as garantias bancárias necessárias para financiar as operações. No ano passado. também não conseguiu pagar em dia salários e obrigações básicas e em 2021 a situação não mudou muito.
“A ameaça de liquidação é real, com uma série de fornecedores e funcionários ameaçando ou já tendo entrado na justiça para obter seus direitos.”
O DPE afirmou que Denel perdeu habilidades e capacidades, colocando em risco a viabilidade de atender certas capacidades que são críticas para o Departamento de Defesa. Na verdade, o risco de colapso total da Denel afetaria a capacidade da SANDF de continuar a operar de forma minimamente eficiente.
A perda de habilidades críticas também é um risco para o novo modelo operacional que está sendo implementado pela empresa. No novo modelo a Denel foi dividida em duas. A primeira é a manutenção, reparo e revisão geral (MRO) de aeronaves militares e motores, integração e atualizações de sistemas e venda de helicóptero Rooivalk e veículos aéreos não tripulados. A segunda é na área de engenharia, onde novos negócios e diversificação serão promovidos. Isso cobre sistemas de infantaria e artilharia, veículos blindados, mecatrônica, mísseis, munições guiadas de precisão e soluções cibernéticas.
A reviravolta visa reduzir despesas gerais e redundâncias; proteger, reter e explorar a propriedade intelectual; continuar a pesquisa e desenvolvimento; simplificar os processos de negócios; e desenvolver tecnologias de negócios não militares.
As divisões deficitárias serão encerradas ou transferidas. Estão em avaliação a saída/transferência da Spaceteq; da Mechem de da Denel Gear Ratio (DGR).
O DPE observa que Denel está em dificuldades financeiras, mas “uma solução está sendo formulada”. Em relação ao financiamento, o Departamento de Empresas Públicas fez uma submissão para um financiamento para o Denel através do processo MTEF (Medium Term Expenditure Framework). O DPE e o Tesouro Nacional estão finalizando as opções relacionadas à garantida de dívida.
@CAS