Motor russo no caça TF-X turco? A Turquia pode receber suporte tecnológico da Rússia para concluir o desenvolvimento e produção do protótipo do caça de 5ª geração TF-X. Além da tecnologia russa, o governo de Moscou está preparado para oferecer o motor do caça, que poderia ser comprado ou memo fabricado em solo turco. Esta nova investida russa, certamente abrirá novas feridas com a OTAN e os EUA – o qual a Turquia é membro, lembrado que recentemente os turcos foram retirados do programa F-35 após a escolha do sistema de defesa antiaérea S-400, adquirido da Rússia.
A possibilidade de um motor russo equipar o novo caça da Turquia – o TF-X foi alvo de comentários do chefe da estatal Rostec Sergey Chemezov a jornalistas russos. Segundo ele, os dois caças russos Su-57 e Su-75 abrem novas oportunidade de negócios e de cooperação com o governo de Ancara.
“Estamos sempre abertos ao diálogo com nossos parceiros. Se a Turquia mostrar interesse, estamos prontos para cooperar nessa direção. Sabemos que a Turquia pretende implementar um projeto para produzir seu caça TF-X de quinta geração. Temos experiência em desenvolvimento e produção de caças modernos e podemos considerar a possibilidade de apoiar a criação de um novo caça a jato turco”, concluiu Chemezov.
A Turquia foi retirada no ano passado do programa F-35, ao qual era um dos países parceiros desde o início de projeto. Sua saída esteve diretamente ligada não só a compra do sistemas de defesa aérea S-400 da Rússia, mas a um estreitamento de suas relações com Moscou. A saída forçada da Turquia veio com sanções impostas pelos Estado Unidos, um desconforto com a OTAN e uma espécie de sutis ‘embargo de armas’ imposto pelos EUA e países europeus, sob a forma dificultar ou negar a compra de componentes feitos nestes países.
Isto criou entraves, inclusive, limitando a indústria local, que passou a depender de autorização para comprar suprimentos e assim atender seus clientes.
A Ucrânia veio em socorro dos turcos, começando a vender motores, principalmente para helicóptero TAI Atak-2 e a trabalhar juntas no drone Bayraktar TB2. Este também parece ser o caminha para que a Força Aérea Turca tenha seu caça de 5º Geração. Apoio russo. A Turquia não permitirá que os russos criem 100% o novo caça da Força Aérea Turca, mas uma ajuda será muito bem vinda, não só em termos de apoio tecnológico mas, principalmente, na obtenção um motor pronto e confiável, que hoje não é possível desenvolver em solo turco.
Ainda não há comentários oficiais dos líderes turcos, mas lembramos que há algum tempo Ancara mencionou a Rússia como uma oportunidade real de se juntar ao projeto TF-X turco, o que dá indícios que, num futuro não muito distante, isto possa ser oficial e que o motor do TF-X seja made in Rússia.
@CAS