Embraer apresenta conceito para nova aeronave regional. A Embraer divulgou na semana passada, detalhes do seu mais novo projeto, uma aeronave turboélice voltado para a aviação regional. Entre as principais novidades estão o posicionamento dos motores na cauda da aeronave, e que terão a possibilidade de reabastecimento com hidrogênio.
Apostando no crescimento do setor da aviação regional nos próximos anos, o novo turboélice da Embraer terá capacidade para 50 a 90 passageiros, mais a tripulação. A empresa não divulgou cronograma para o lançamento do novo avião, bem como não informou se as imagens apresentadas são conceituais ou finais.
A intenção da Embraer é substituir parte da frota regional utilizadas atualmente na aviação regional, baseadas em turboélice criticados pelos usuários por serem estreitos e ruidosos. De acordo com o VP Sênior de Engenharia, Tecnologia e Estratégia Corporativa da Embraer, Luis Carlos Affonso, o posicionamento traseiros dos motores proporcionará uma cabine mais silenciosa, sem interferir do desempenho planejado.
A Embraer pretende utilizar hidrogênio líquido para movimentar a aeronave, o que exige um posicionamento diferente dos tanques e sistemas de combustível, processo que também é facilitado pelos motores traseiros. Além de reduzir o ruído interno, os motores de cauda apresentam um design aerodinâmico mais limpo, principalmente das asas. A previsão é que o novo turboélice terá custo menor por passageiro, com melhor desempenho, quando comparado om modelos atuais.
O turboélice ainda está em fase de avaliação e estudos técnicos, mas de acordo com o Presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, o projeto tem sido visto com bons olhos pelo mercado, principalmente pelas companhias aéreas dos Estados Unidos.
@FFO