Fundação Ezute tem novas soluções para a Defesa do País. A Fundação Ezute teve neste mês de julho novos produtos credenciados pelo Ministério da Defesa do Brasil como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) e Produtos de Defesa (PRODE). São eles o Planejamento da Avaliação Operacional de Meios Navais, clasificado como PED e o Treinamento e Capacitação em Engenharia de Sistemas e Gerenciamento de Projetos aplicado a Defesa como PRODE.
Os Produtos Estratégicos de Defesa são bens ou serviços que podem contribuir para a à segurança ou à defesa do país e que pelo conteúdo tecnológico, pela dificuldade de obtenção ou pela imprescindibilidade são considerados de interesse estratégico para a defesa nacional.
Já os Produtos de Defesa correspondem a todo bem, serviço, obra ou informação, inclusive armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo utilizados nas atividades de defesa.
Para o Diretor de Mercado Defesa & Espacial da Fundação Ezute, Carlos Eduardo de Almeida Jr., os credenciamentos confirmam o histórico de contribuição e a capacidade da Ezute em seguir apoiando as Forças Armadas em suas missões, sobretudo com a prestação de serviços intensivos em conhecimento de caráter estratégico.
“Ficamos muito contentes com a notícia do credenciamento dos novos PED e PRODE pela Comissão Mista da Indústria de Defesa (CMID), do Ministério da Defesa. Este processo é fundamentado no reconhecimento por parte do usuário final que está na ponta da linha, ou seja, um reconhecimento pautado na aplicação e no valor estratégico dos serviços prestados pela Fundação Ezute, estruturados em formato de produtos.”
A Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos, 100% nacional, cuja missão é contribuir para transformação das organizações brasileiras, especialmente as públicas, melhorando sua efetividade. A Fundação Ezute é uma organização certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), de acordo com as normas estabelecidas pela Lei nº 12.598/2012.
Além dos mais recentes produtos categorizados como Estratégicos de Defesa, a organização conta com outros produtos já reconhecidos como sendo essenciais para a Defesa do País. São eles Concepção de Sistemas para Programas Estratégicos de Defesa, empregado no Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz) da Marinha; a Gestão de Engenharia de Sistemas para Desenvolvimento de Armas Inteligentes, usado no projeto MAN-SUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície) da MB; e o Conhecimento para Montagem de Plataforma de Manutenção do Sistema de Combate de Submarino, desenvolvido no Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
Os produtos
Dentre os novos produtos classificados como PED, está o Planejamento da Avaliação Operacional de Meios Navais, cuja aplicação acontece no trabalho realizado pela Ezute para a Marinha do Brasil, no Submarino Classe Riachuelo.
Esse trabalho consiste em todo o conjunto de elementos de planejamento para a avaliação de um meio naval adquirido ou construído, incluindo a análise das tarefas, ameaças e cenários; estudos e descrição dos sistemas; a determinação de indicadores de desempenho; os recursos necessários; a descrição dos experimentos e o planejamento das análises.
Por meio da Avaliação Operacional são fornecidos subsídios ou elementos de informação que possam auxiliar no processo de tomada de decisões quanto à obtenção, ao emprego, ao apoio logístico e às modificações do sistema avaliado.
O outro produto da Fundação classificado como estratégico é a Biblioteca Digital para Gestão do Conhecimento do Ciclo de Vida de Produtos de Defesa. Trata-se do levantamento, organização, armazenamento de dados e mapeamento de conteúdo a ser gerenciado sob a ótica do conhecimento, visando identificar lacunas e fundamentar a estruturação para contribuir com a tomada de decisão ao longo do Ciclo de Vida dos programas e projetos em que é utilizado.
Já na categoria PRODE o novo produto é o Treinamento e Capacitação em Engenharia de Sistemas e Gerenciamento de Projetos aplicado a Defesa.
O treinamento refere-se à capacitação de pessoal que concebe, especifica, projeta, realiza, gerencia ou controla o desenvolvimento de sistemas de defesa. A execução desse serviço envolve identificar as necessidades do público-alvo e oferecer técnicas de ensino que tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, incluindo a discussão de cases reais do portfólio de projetos da Fundação Ezute.
Fonte: Fundação Azute