Exército dos EUA equipa a primeira unidade com os UH-60 “Victor”. O Exército dos EUA (US Army), através do Escritório de Projetos de Helicópteros Utilitários (UHPO – Utility Helicopters Project Office), colocou em operação no final do mês de julho, a primeira unidade da Guarda Nacional do Exército (ARNG – Army National Guard) equipada com helicópteros UH-60V Black Hawk. Foram entregues seis “Victor” para o Eastern ARNG Aviation Training Site (EAATS), da ARNG da Pensilvânia, em Fort Indiantown Gap.
O UH-60 “Victor” é um retrofit do UH-60L, que inclui muitas atualizações, entre elas o novo glass cockpit, semelhante ao encontrado nos UH-60M. O cockpit atualizado aumenta a consciência situacional e reduz a carga de trabalho dos pilotos, resultando em um helicóptero mais seguro e eficiente. O UH-60V é a primeira aeronave do Exército Americano a implementar uma arquitetura de sistema aberto, um elemento crítico para o Future Vertical Lift Ecosystem.
Com esta modificação, o UH-60V fica com uma interface piloto-aeronave (PVI – Pilot-Vehicle Interface) muito similar ao UH-60M, o que é uma grande vantagem para os usuários, principalmente no tocante ao treinamento dos tripulantes, que já estão familiarizados com o sistema. O UHPO tem colaborado com diveros órgãos do Exército para desenvolver um Pacote de Suporte de Treinamento que permitirá que as unidades conduzam treinamento local para qualificar aviadores para voar no UH-60V.
“O UH-60V marca a entrada em serviço do primeiro helicóptero do Exército com projeto de sistemas de arquitetura modular e aberta. Tem sido um esforço colaborativo entre várias organizações militares e da indústria para desenvolver e entregar esta capacidade aprimorada para o Exército e a Guarda Nacional do Exército, e alcançar o marco da Primeira Unidade Equipada com EAATS dentro do cronograma e do orçamento é o culminar desses esforços”, disse o Tenente-Coronel Dan Thetford, Gerente de Produto do UH-60V.
Com este programa de modernização da frota legada atual, o US Army terá helicópteros UH-60V com capacidades semelhantes aos UH-60M, com um valor significativamente inferior ao de uma aeronave nova. Esta semelhança entre os dois modelos, também reduzirá os gastos em treinamento de tripulantes. O Exército planeja converter aeronaves 760 UH-60L para a configuração UH-60V e elas continuarão fazendo parte da frota de Helicópteros Utilitários no futuro.
A primeira unidade tática a ser equipada com o UH-60V será o 1-106th Regimento de Aviação, com conclusão prevista para o final do ano fiscal de 2022.
Fonte: US Army