Forças Armadas do Peru e Bolívia combatem incêndios florestais. As forças armadas do Peru e da Bolívia deslocaram aeronaves de asas fixas e rotativas, equipadas com sistemas de combate a incêndios Guardian e Bambi Bucket, para combater incêndios florestais que assolam os dois países sul-americanos.
Em 08 de agosto, a Força Aérea Peruana (FAP) deslocou uma aeronave de transporte Leonardo C-27J Spartan e um helicóptero Mil Mi-17, que se reuniram a um Mi-17 do Exército Peruano (EP), para atuar nas missões de combate aos incêndios florestais na região de Cuzco. Imagens de vídeo divulgadas pela mídia local mostram um helicóptero Mi-17 retirando água do Lago Huacarpay com Bambi Bucket, para lançar nos focos de incêndio em Botadero, Vivero, Lucre e Yutto. Com esse sistema, o helicóptero pode transportar cerca de 3,5 toneladas de água.
Equipado com o sistema Guardian, o Spartan pode transportar até seis contêineres, totalizando 6.300 litros de água, espuma ou gel retardante, que são lançados pela rampa traseira da aeronave. A área coberta pelas cargas é de aproximadamente 3 mil metros quadrados. A FAP utilizou esses sistema pela primeira vez em outubro do ano passado, conforme noticiamos aqui no Site da RFA.
No mesmo dia 08/08, o helicóptero AS332 Super Puma da Força Aérea Boliviana, matrícula FAB785, realizou 18 surtidas de combate ao incêndio na reserva natural de San Matías, Departamento de Santa Cruz. Segundo o Ministério da Defesa da Bolívia, 31 mil litros de água foram transportados pelo helicóptero, somente naquele dia. Um segundo Super Puma poderá ser enviado para ajudar nas operações de combate aos incêndios.
O governo boliviano anunciou em 03 de agosto, a criação de um Batalhão Polivalente, subordinado à Sétima Divisão do Exército, com a missão de atuar em desastres naturais. As tropas foram enviadas para combater um incêndio florestal no Parque Tunari, no Departamento de Cochabamba.
Até o momento, a Bolívia já destinou cerca de BOB6 milhões (US$ 870 mil) para as forças armadas para custeio de transporte, combustível, alimentação e outras despesas originadas pelo combate aos incêndios florestais.