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Itália pretende adquirir dois KC-46A

11 de agosto de 2021
Itália pretende adquirir dois KC-46A. Na imagem um KC-767 da AMI reabastecendo um F-35. Segundo do MoD da Itália, dois KC-46 serão adquiridos e os quatro Kc-767 serão convertidos para KC-46 (Foto: AMI).
Itália pretende adquirir dois KC-46A. Na imagem um KC-767 da AMI reabastecendo um F-35. Segundo do MoD da Itália, dois KC-46 serão adquiridos e os quatro Kc-767 serão convertidos para KC-46 (Foto: AMI).

Itália pretende adquirir dois KC-46A. O Ministério da Defesa Italiano (MoD) planeja adquirir duas novas aeronaves de transporte e reabastecimento estratégico Boeing KC-46. O Documento Programmatico Pluriennale (DPP) ou Documento de Planejamento Plurianual do MoD, divulgado dia 5 de agosto e que traz o planos orçamentários de 2021 a 2023, informa a intenção de adquirir não só as novas aeronaves para a Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare Italiana: AMI), mas de modernizar os demais quatro KC-767.

O documento prevê a aquisição de dois KC-767 adicionais, com relativo apoio logístico, bem como a atualização dos outros quatro KC-767 aos padrões da USAF. O custo do programa é de €1,4 mil milhões, que será distribuido no orçamento ao longo de 15 anos, dividido em €40 milhões para 2021, €40 milhões para 2022, €67 milhões para 2023, €368 milhões para 2024-2026 e €895 milhões para 2027-2035.

O que chama a atenção é “padrão USAF”. Como a linha do KC-767 está fechada e todos os esforços da Boeing são para vender seu novo Tanker, isto indica que os novos reabastecedores da AMI serão aeronaves KC-46A Pegasus, e que os atuais KC-767, devem ser enviados a Evetett, WA para serem convertidos em KC-46A no futuro. A previsão é que seja entregues em 2026. Se isto ocorrer, serão as primeiras aeronaves usadas a serem convertidas para KC-46. Confirmada a compra, a Itália será o terceiro cliente estrangeiro do KC-46, atrás de Japão e Israel.

Hoje a AMI possui quatro KC-767A que atingiram este ano 30 mil horas de voo (Foto: AMI).
Hoje a AMI possui quatro KC-767A que atingiram este ano 30 mil horas de voo (Foto: AMI).

A Aeronautica Militare Italiana (AMI) foi a primeira força aérea no mundo a receber o KC-767A Tanker Transport, desenvolvido a partir do bimotor comercial Boeing 767-200ER. Foram encomendadas quatro unidades matriculadas MM62226/14-01 a MM62229/14-04, recebidas a partir de janeiro de 2011. Estão equipadas com porta de carga lateral, três pontos de reabastecimento em voo – dois sob as asas (probe and drogue) e um na cauda (flying boom), além da capacidade ser reabastecido em voo.

A frota de Boeing KC-767A da AMI alcançaram a significativa marca de 30.000 horas de voo em 14 de julho de 2020. Para celebrar a histórica marca, foi realizada uma cerimônia na sede do 14° Stormo em julho do ano passado.

O KC-767A MM62229/14-04 em um REVO com um Tonado (Foto: AMI).

@CAS

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