BAE Systems apresenta o LAD para o Eurofighter Typhoon. A BAE Systems apresentou pela primeira vez o novo cockpit com o LAD (Large Area Display), desenvolvido para os caças Eurofighter Typhoon. A novidade foi levada para a feira Kaivopuisto Airshow 2021, realizada nos dias 06 e 07 de agosto, em Helsinki, Finlândia.
O Consórcio Eurofighter participa da concorrência internacional “HX Fighter” realizada pela Ilmavoimat, ou Força Aérea Finlandesa (FAF), que tem como objetivo modernizar a sua frota de 64 caças de primeira linha, atualmente composta pelos Boeing F/A-18C/D Hornet.
O LAD foi desenvolvido como parte do plano de Evolução de Longo Prazo (LTE – Long-Term Evolution) projetado para colocar o Typhoon na vanguarda das capacidades de combate pelas próximas décadas.
A BAE Systems, empresa líder do consórcio Eurofighter, projetou e desenvolveu o LAD e a HMI (Human Machine Interface) para o cockpit do Typhoon, com a maior parte das atividades realizadas na sua unidade de Warton, no norte da Inglaterra. Todo o trabalho é realizado em coordenação com a Airbus, e com a Leonardo, empresas parceiras do consórcio, e com representantes dos países que que operam os caças. Toda essa integração é necessária para para garantir que os mais recentes requisitos operacionais sejam totalmente atendidos pelo novo dispositivo.
A configuração atual do cockpit do Typhoon é composta por três telas multifuncionais (MFD – Multifunction Display), que serão substituídos por um único LAD, que deverá otimizar a incorporação de sensores para os novos datalinks, bem como do novo radar eletrônico AESA (Active Electronically Scanned Array), que está sendo integrado à aeronave.
Em 29 de abril, o Consórcio Eurofighter entregou para o Ministério da Defesa da Finlândia (MDF), a sua melhor e última oferta (BAFO) para o Programa H-X. A oferta do consórcio europeu chegou com a promessa de uma parceria duradoura, com empregos altamente qualificados e capacidade comprovada.
Além do Eurofighter Typhoon, concorrem no Programa HX da FAF os americanos Lockheed Martin F-35A e Boeing F/A-18E/F Super Hornet, além do francês Dassault Rafale e do sueco Saab Gripen E.
@FFO