VÍDEO: C-17 descendo a 20 mil pés/min com reversos abertos em voo. Um vídeo recentemente divulgado pelo 99 Squadron da Royal Air Force (RAF), ofereceu uma rara oportunidade de se observar uma aeronave de transporte de grande porte como o Boeing C-17 Globemaster III, realizando uma descida tática com os reversos dos motores acionados em voo.
No treinamento foi realizado no último dia 29 de julho, os pilotos do C-17 matrícula ZZ174, acionaram os reversos dos quatro motores em voo, para deixar o voo de cruzeiro nivelado e descer para níveis inferiores, com altíssima razão de descida. Após a abertura dos reversores, o C-17 desce de 30.000 pés para 5.000 pés em apenas dois minutos! De acordo com o relato dos tripulantes, isso não é nem perto o “desempenho máximo da fera!”.
Veja o vídeo gravado a bordo do Globemaster III durante a descida.
Para alcançar essas razões de descidas, além de acionar os reversos dos quatro motores, os pilotos mantém a velocidade ajustando a atitude da aeronave, o que pode ser observado no vídeo, com a dramática relação entre o horizonte e o ângulo da asa. O “nariz embaixo” é necessário para manter a velocidade, e atingir a enorme razão de descida, que é aumentada ainda mais com a utilização dos freios aerodinâmicos.
A utilização dos reversos em voo é uma manobra tática, que pode ser necessária para deixar um um voo nivelado e descer em espaço aéreo contestado, ou até mesmo pousar em um aeródromo em território hostil, sem ter que voar baixo sobre áreas perigosas, como ocorreria em um perfil de descida no padrão normal.
Conforme os tripulantes esclareceram nas redes sociais, os efeitos fisiológicos no organismo de quem está a bordo, se limita apenas ao desconforto da vibração da aeronave, causado pelo balanço das asas e naceles dos quatro motores. O sistema de pressurização automática da cabine do C-17, garante que essa manobra seja relativamente “gentil” para os ouvidos dos tripulante, e as forças “G” presentes variam em torno de 0 a 2,0.
O vídeo abaixo, disponibilizado em 2017, mostra o procedimento da cabine de comando do C-17, onde é possível vero o horizonte artificial quase completamente marrom, demonstrando a alta razão de descida.
@FFO