Dinamarca implantará destacamento permanente com CL-604 na Groenlândia. A Flyvevåbnet, ou Real Força Aérea Dinamarquesa (RDAF) irá implantar um destacamento aéreo 24×7 na Groenlândia. A nova unidade será equipada com uma aeronave Bombardier CL-604 Challenger, cujo objetivo é ampliar a capacidade de vigilância e resposta rápida em operações de resgate na região.
Com mais de 2,2 milhões de quilômetros quadrados, e um espaço aéreo é quase duas vezes maior, a Groenlândia necessita de meios aéreos com grande raio de ação e alta performance, para cobrir toda a região em um curto espaço de tempo.
O CL-604 é operado pelo Esquadrão 721 (Esk 721), e ficará baseado em Kangerlussûaq, no lado sudoeste da Groenlândia. Por muitos anos, a RDAF manteve um Challenger estacionado na região aproximadamente 220 dias por ano, como parte do Acordo Ártico de 2016.
“O Grupo Aéreo Oeste (Luftgruppe Vest) e o CL-604, em conjunto com as nossos navios de inspeção, helicópteros, a patrulha Sirius, etc., irão fornecer boa resposta à muitas situações na Groenlândia. Com a presença do Challenger 24 horas por dia, durante todo o ano, temos a oportunidade de obter imagens de radar infravermelho e vigilância aérea de praticamente todas as partes da Groenlândia e das Ilhas Faroe. Em poucas horas teremos uma visão geral da situação, desde operações de resgate no mar, buscas nas montanhas, navios em emergência, deslizamentos de terra e assim por diante”, disse o Chefe do Comandante do Ártico, Contra-Almirante Martin la Cour-Andersen.
A Groenlândia é a maior ilha do mundo, localizada entre os oceanos Ártico e Atlântico, a leste do Arquipélago Ártico canadense, e politicamente é um território autônomo pertencente ao Reino da Dinamarca. O Challenger da RDAF irá afirmar a soberania e patrulhar a vasta região, incluindo a importante missão de fiscalização da pesca ilegal, em cumprimento aos acordos e legislação, principalmente em regiões marítimas de difícil acesso. A aeronave também contribui com tarefas de transporte e monitoramento ambiental, como derramamentos de óleo, etc.
Atualmente a Flyvevåbnet possui quatro CL-604 Challenger, matrículas C-080, C-168, C-172 e C-215, todos operados pelo Esquadrão 721, cuja sede é a Base Aérea de Kangerlussûaq (BGSF).
Fonte: RDAF