Polônia: o último bastião dos Su-22 Fitter na Europa. A Siły Powietrzne, ou Força Aérea Polonesa (PAF), mantém em operação alguns jatos Sukhoi Su-22 Fitter de fabricação soviética, recebidas partir da década de 1980. Nessas quatro décadas, a PAF acumulou mais de uma centena de exemplares de diversas versões.
Atualmente a frota polonesa está resumida a 18 aeronaves, nas versões Su-22M4 monoplaces (12) e Su-22UM3K biplaces (06). Todos os exemplares estão reunidos em dois esquadrões, sediados na 21ª Base Aérea Tática, em Świdwin. Atualmente essas aeronaves cumprem basicamente missões de treinamento, principalmente por conta baixo custo operacional, quando comparado pelos caças F-16C/D block 52 poloneses.
A Força Aérea Polonesa é a última operadora de Su-22 na Europa, e uma das cinco últimas no mundo, juntamente com a Angola, Líbia, Síria e Vietnã.
Para manter os Su-22 em serviço, o Ministério da Defesa da Polônia investiu cerca de US$ 50 milhões na extensão da vida útil dessas aeronaves, cujo descomissionamento está programado para começar a partir de 2024, quando deverão chegar ao país os primeiros F-35A.
Atualmente a PAF distribui as suas unidades de caça na 32ª Base Aérea Tática de Łask (EPLK) e 31ª Base Aérea Tática de Poznań-Krzesiny (EPKS) com esquadrões de F-16C/D block 52; 23ª Base Aérea Tática de Minsk Mazowiecki (EPMM) e 22ª Base Aérea Tática de Malbork (EPMB) com aeronaves MiG-29 Fulcrum; e a 21ª Base Aérea Tática de Świdwin (EPSN) com os Su-22M/UM Fitter.
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