Acidente com UAV RQ-4 Global Hawk da USAF. Um drone de vigilância Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk, operado pelo 69th Reconnaissance Group da USAF, caiu em uma área rural nos arredores da Base Aérea de Grand Forks, Dakota do Norte. Ninguém ficou ferido no acidente, que ocorreu na manha de sexta-feira (06/08).
De acordo com um comunicado da USAF, o Global Hawk estava retornando de uma missão por volta das 07h00 (local), quando caiu em um campo próximo ao Bloco 2700 da 27th Avenue Northeast, a cerca de sete quilômetros ao norte da Grand Forks AFB.
A queda da aeronave gerou um foco de incêndio no local, que foi extinto pelos bombeiros locais. Uma equipe de militares da USAF, com apoio do Xerife do Condado de Grand Forks e da Patrulha Rodoviária Estadual, foi até o local para iniciar as investigações e recuperar os destroços da aeronave.
“A 319th Reconnaissance Wing enviou seu pessoal para o local, e prevemos que as operações de recuperação da aeronave e a investigação oficial pode levar várias semanas. Gostaria de agradecer pessoalmente às autoridades locais, Alfândega e Proteção de Fronteiras e serviços de emergência por seu apoio”, disse o Coronel Jeremy Fields, Vice-Comandante do 319th RW.
O RQ-4 Global Hawk é um UAV (Unmanned Aerial Vehicle), do tipo HALE (High Altitude-Long Endurance), equipado com um conjunto de sensores integrados para missões de vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), com alcance global e capacitado para operações 24 horas em condições climáticas adversas.
Sediada em Grand Forks AFB (KRDR), a 319th Reconnaissance Wing é responsável pelo suporte e infraestrutura de apoio operacional das missões com aeronaves não tripuladas (UAV) RQ-4 do 69th Reconnaissance Group.
@FFO