Torpedo away! P-8 da RAF lança seu 1º torpedo Mk.54. Um Boeing P-8A Poseidon MRA1 do Esquadrão 120 baseado na RAF Lossiemouth lançou um Lightweight Torpedo Mk.54 de treinamento na enseda de Moray Firth, norte da Escócia, como o último ato de um ataque simulado a um submarino no como parte de um REXTORP: REcovering Exercise TORPedo (Exercício de Recuperação de Torpedo). Foi a primeira vez que a nova aeronave de patrulha marítima da Royal Air Force (RAF) empregou seu sistema armas.
O disparo foi feito pelo P-8 ZP805 “Fulmar” do 120 Sqn o primeiro esquadrão de Poseidon da Royal Air Force (RAF). Por por ser de origem norte-americana, o P-8 emprega o torpedo Raytheon Mk.54, em vez do torpedo leve BAE Sting Ray Mod 1, arma padrão do Reino Unido e usado extensivamente pelo Fleet Air Arm e pela Royal Navy.
O Mk.54 tem pouco menos de 3 m (6 pés) de comprimento, e 32 cm de diâmetro (um pouco mais de 12 polegadas). Ele navega na água a velocidades superiores a 40 nós, desferindo um golpe de 108 kg TNT no seu alvo. Por ser leve e pequeno o P-8 pode levar até cindo deles no compartimento de armas (bombay). Como o Mk.54 usado foi de treinamento, isto é, sem propulsão e ogiva, ele pousou com segurança na água e flutuou até ser recuperado pela Royal Navy.
Poseidon é apenas uma camada do anel defensivo em torno da frota V-boat fleet (submarinos) da Royal Navy, que também inclui helicópteros Merlin Mk2, fragatas Type 23 e A e T-boat hunter-killers.
Cinco Poseidon MRA1 estão baseados em RAF Lossiemouth, com a previsão de entrega de outros quatro até o final deste ano ao 120 Sqn. A estação, que está situada nas proximidades de uma das áreas de operações mais frequentes de patrulha por parte da RAF, está se beneficiando de um programa de investimento de vários milhões de libras, que está trazendo benefícios econômicos significativos para as comunidades de Highlands & Islands e Morayshire.
@CAS