UK e França – treinamento de Controle de Tráfego Aéreo Tático. Os controladores táticos de tráfego aéreo da RAF uniram-se a seus colegas franceses perto de Lyon, para realizar um treinamento de pousos táticos em pistas semi-preparadas ou despreparadas, empregando uma aeronave C-130J-30 da Royal Air Force (RAF) e um A400M do Armée de l’Air et de l’Espace (AAE).
Um Lockheed Martin C-130J-30 sediado a RAF Brize Norton e de um Airbus 400M do 1/61 Touraine sediado na BA123 em Orléans/Bricy, realizaram aproximações na pista de grama com o apoio de Controladores de Tráfego Aéreo Tático do Reino Unido e da França. Isso proporcionou uma excelente oportunidade para desenvolver táticas e procedimentos de treinamento e obter uma visão de como cada Força Aérea conduz tal atividade em ambientes austeros.
O treinamento de pouso em terreno acidentado ocorreu como parte de uma troca entre aliados, que foi iniciada com a RAF hospedando um A400M da AAE em Pembrey Beach, no País de Gales, no início do ano.
A pista de grama da Base Aérea Ambérieu-en-Bugey é o único local na França que permite que aeronaves grandes como o A400M realizem qualificações em terrenos acidentados. Como parte da cooperação anglo-francesa, as tripulações do esquadrão de transporte 1/61 Touraine da Base Aérea de Orléans-Bricy e aeronaves de transporte aéreo tático da RAF Brize Norton realizaram um treinamento em apoio a exercícios conjuntos, como Wessex Storm operando de Keevil, em Salisbury Plain, pousando em superfícies não preparadas. As unidades também têm pilotos de intercâmbio, isto é, britânicos operando missões em aeronaves francesas e vice-versa.
Fonte: RAF
@CAS