Presidente do Turcomenistão vistoria Super Tucano e voa no Leonardo M346FA. O Presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, realizou uma vistoria das mais novas aeronaves adquiridas para a Força Aérea Turcomena. Em nota oficial publicada pela mídia estatal, o presidente vistoriou em 01 de agosto, os novos aviões de transporte Leonardo C-27J Spartan, e os caças de ataque leve Embraer A-29B Super Tucano e Leonardo M346FA.
O comunicado oficial informa que o presidente foi acompanhado do Vice Primeiro Ministro e Secretário do Conselho de Segurança Charymyrat Aman e pelo Ministro da Defesa Begench Gundogdyev.
Um vídeo produzido pelo governo, mostra Berdimuhamedov chegando a uma base aérea (não divulgada) em uma bicicleta, posando para fotos e passando instrução para os militares. É possível identificar as aeronaves C-27J (21 Azul), A-29B (02 Azul) e dois M346FA (01 Azul e 02 Azul). Na parte final da produção, editada com ares cinematográficos, o presidente veste um traje de voo e embarca no M346FA (01 Azul), para um voo de inspeção e “pilotagem”. A nota termina, informando que o traje de voo usado pelo mandatário do país, foi doado para o Museu de Aviação.
O fato é que em 2018 a Leonardo enviou para a Base Aérea Mary-2, no Turcomenistão, um M346 e um C-27J Spartan para apresentação ao presidente e demais autoridades. Além disto, a empresa italiana manteve as aeronaves para uma campanha de testes e avaliações pelos militares da TAF. Em 2019, o governo do Turcomenistão assinou um contrato com a Leonardo, no valor de €446 milhões, incluindo um lotes de dois M-346FA, quatro M-346FT (Fighter Trainer), além de oito helicópteros multifuncionais AW139. Detalhes da aquisição do C-27J não foram tornados públicos.
Sobre os aviões brasileiros, o Turcomenistão recebeu quatro Embraer A29B Super Tucano, entregues pela Embraer em dois lotes. O primeiro, em dezembro do ano passado, com duas aeronaves (01 Azul e 02 Azul), e mais recentemente, em 14 de junho, outros dois Super Tucano seguiram para o país asiático.
Apesar das informações escassas, a Força Aérea do Turcomenistão tem uma frota baseada em aeronaves herdadas da extinta União Soviética, da qual o país foi desmembrado. A aviação de combate está baseada em aeronaves de caça e ataque Su-25 e Mig-29, porém a situação operacional e a quantidade são desconhecidas no ocidente. Além dessas, teria em sua frota de aeronaves de treinamento L-39, helicópteros Mi-8, Mi-17, Mi-24 e um AW101 para transporte VIP, além das aeronaves de transporte An-24, An-26 e An-74.
@FFO