Red Flag 21-3 marca a estreia do F-35 como Aggressor. Mais de 2.200 aviadores de 15 esquadrões de 17 estados diferentes estão participado do mega exercício Red Flag 21-3, que ocorre na Base da Força Aérea de Nellis, Nevada, de 19 de julho a 6 de agosto de 2021. Além de ser uma das edições mais complexas já montadas até hoje, a edição 21-3 marcou a estreia do Lockheed F-35A como aeronave agressora e parte do Red Team.
Red Flag é um exercício de treinamento de combate aéreo organizado em Nellis e hospedado no Nevada Test and Training Range (NTTR), a principal área de treinamento militar da Força Aérea dos Estados Unidos com mais de 12.000 milhas quadradas de espaço aéreo e 2,9 milhões de acres de terra. E considerado um exercício de guerra mais realista do mundo.
O Red Flag 21-3 é diferente de todos os Red Flags anteriores. A equipe do 414th Combat Training Squadron (414th CTS) está construindo sobre os mais desafiadores Red Flags da história recente.
“De acordo com o regulamento do Centro de Guerra da USAF para desenvolver e preparar os aviadores para operações de combate combinadas e de domínio, o Red Flag 21-3 expandiu as capacidades das forças agressoras, ampliando sua área de atuação e suas capacidades, além de ampliar o espaço aéreo coletivo, criando um ambiente mais integrado. Além disto, as forças azuis também expandiram suas capacidades”, informou o 414th CTS.
O Red Flag 21-3 contou com mais de 100 aeronave, incluindo 40 aeronaves de 5ª geração. A linha de voo incluiu F-22, F-35, F-16, F-15, F/A-18, EA-18G, B-52, KC-46, KC-135 entre várias outras aeronaves.
Durante o Red Flag-Nellis 21-3, pela primeira vez o Blue Team enfrentou aeronaves F-35 Lightning II como parte do Red Team, ou seja como aeronaves agressoras, que deram ao já assustador cenários de treinamento, maior dificuldade e realidade. Normalmente este papel é feito pelos dois esquadrões Aggressors de F-16C/D (18th e 64th AGRS) da USAF ou então por aeronaves de empresas privadas, que fazem o papel de adversários. No entanto, todas estas aeronaves empregadas – 3ª e 4ª geração, não conseguem simular os modernos caças russos, chineses, iranianos, etc.
Ciente disto, em 2019, a USAF resolveu reativar o 65th Aggressor Squadron (65th AGRS) e equipar ele com uma aeronave de 5ª geração, no caso o F-35A, criando assim a primeira unidade aggressor equipada exclusivamente com um caça stealth. Porém, isto só deverá acontecer em 2022. Antes disto, o F-35A foi alocado ao 64th AGRS, fazendo assim dupla com os F-16C/D e, assim, estreando de fato como aeronave agressora.
Embora os F-35 já tenham sido usados como “agressores” em exercícios Red Flags anteriores, eles não foram tripulados por pilotos de unidades AGRS, e sim feitos por unidades regulares, o que tem na prática uma grande diferença.
O Tenente-coronel Chris Finkenstadt, comandante do 64th AGRS, disse que “os F-35s estão sendo introduzidos nesta bandeira vermelha para expandir as capacidades de simular ameaças dos agressores dos F-16. Isso muda e amplia o cenário para que este represente com mais precisão os caças inimigos avançados. O F-35 conduzidos por pilotos agressores são capazes de apresentar aos pilotos de unidades regulares problemas mais desafiadores, que irão dificultar ações de ataque e defesa do lado Azul”.
Ele completa: “Os agressores conhecem um pouco melhor a replicação da ameaça e estudaram o adversário e a maneira como ele realmente reagiria a uma situação específica”.
O objetivo é simple. A adição do F-35 no lado vermelho mostrará o que o azul pode fazer contra ameaças semelhantes às que os adversários estão desenvolvendo.
“No final das contas, meu trabalho não é facilitar o dia para o azul. Meu trabalho é dar ao azul o dia mais difícil que eu puder. E a maneira de fazer isso é trazer o F-35 para a luta. E o F-35 tornará excepcionalmente difícil para o azul atingir seus objetivos”, disse Col. Scott Mills, piloto 64th AGRS.
Durante as surtidas iniciais, há muitas vitórias da time vermelho. Os pilotos do time azul se preparam para uma luta de uma a duas horas, mas, por por causa de um erro tático, o time vermelho geralmente os manda de volta base rapidamente.
“Nos primeiros dois dias, o nariz de Blue fica bastante ensanguentado. E então, no final da primeira semana, você começa a ver que as lições aprendidas estão sendo repassadas e eles estão começando a descobrir um pouco as coisas”, disse Finkenstadt.
Além dos F-35 agressores, outra atração do lado vermelho foi a participação dos ex-aposentados Lockheed F-117A Nighthawk do 37th TFW. Os pilotos do Air Force Test Center da USAF que voam os jatos pertencentes ao Air Force Materiel Command lotados no misterioso Aeroporto Tonopah Test Range (TTR) têm continuamente realizado operações nos últimos meses na região e, frequentemente, tem ido até Nellis AFB. Não é a primeira vez que os “Black Jets” atuam no Red Flag desde Tonopah e, nesta edição, mais uma vez compuseram as forças vermelhas.
Red Team
F-16C/D e F-35A – 64th AGRS “WA” – Nellis AFB/NV
F-117A – 37th TFW “TR” – Tonopah Test Range/NV
507th ADAS – SAM – Nellis AFB/NV
Blue Team
F-22A – 27th FS “FF” – Base Conjunta Langley-Eustis
F-16C – 79th FS “SW” – Shaw AFB
F-35A – 4th FS “HL” – Hill AFB
F-35A – 308th FS “LF” – Luke AFB
F-35A – 421st FS “HL’ – Hill AFB (UT)
F-35A -158th FW “‘VT” – Burlington International
C-SAR
HC-130J – 130th RQS “CA”) – Moffett Field
HH-60G – 66th RQS “FT” – Nellis AFB (NV)
Bombardeio
B-52H – 20th BS “LA” – Barksdale AFB
B-2A – 393rd BS “WM” – Whiteman AFB
F/A-18C – VMFA-115 (USN) – MCAS Beaufort
F/A-18D– VMFA(AW)-533 (USMC) – MCAS Beaufort
SEAD
EA-18G -VAQ-131 (USN) – NAS Whidbey Island
C2
E-3G 964th – AACS “OK” – Tinker AFB
E-8C 16th ACCS (‘GA’) – Robins AFB (GA)
Reconhecimento
RC-135V/RC-135W – 38th RS “OF” – Offutt AFB
RQ-4B 12th RS – “BB” – Beale AFB
EW
EC-130H – 41st ECS “DM” – Davis Monthan AFB
EC-130H – 43rd ECS “DM” – Davis Monthan AFB
REVO
KC-135R – 22nd ARW – McConnell AFB (KS)
KC-135R – 54th ARS – Altus AFB (OK)
KC-46A – 344th ARS – McConnell AFB (KS)
Cyber Warfare
91st COS – Kelly Annex, Lackland AFB
143rd COS (WA ANG) – Camp Murray
275th COS (MD ANG) – Baltimore/Martin State
375th COS – Kelly Annex, Lackland AFB
Fonte: USAF
@CAS