DoD aprova venda do CH-53K para Israel. No dia 30 de julho o Departamento de Estado Americano (US DoD) aprovou a potencial venda via FMS (Foreign Military Sales) ao governo de Israel de 18 CH-53K King Stallion a um preço estimado de US$ 3,4 bilhões. O Ministério de Defesa Israelense já tinha anunciado em 25 de fevereiro deste ano que havia escolhido o helicóptero de transporte pesado Lockheed Martin CH-53K King Stallion em prol do Boeing CH-47F/MH-47G Chinook, como o substituto dos CH-53D Ya’sur (CH-53D Stallion) da Força Aérea de Israel (Heyl Ha’Avir).
A aprovação do negócio foi publicada no site da Defense Security Cooperation Agency (DSCA), e apesar do apoio do US DoD, ele ainda precisa de aprovação do Congresso Americano.
Originalmente seriam entre 20 a 25 unidades, mas o pacote final israelense irá conter 18 CH-53K dos helicópteros, 60 motores T408-GE-400, (54 instalados, 6 sobressalentes), 36 Sistemas de posicionamento global (GPS) e Navegação Inercial (EGI), equipamento de comunicação, metralhadoras GAU-21 (.50), sistema de planejamento de missão, peças de reposição e reparo, equipamento de suporte e teste, além de publicações e documentação técnica, treinamento, manutenção e logística.
A Lockheed Martin é o principal contratante. O anúncio da venda potencial ocorre no momento em que o governo israelense envia sinais a Washington de que qualquer acordo com o Irã deve vir com mais armas para Israel, incluindo itens que normalmente não são vendidos a aliados. O anúncio do dia 30 é o quinto FMS com Israel que vem a público desde o início do ano fiscal de 2017 (FY17).
Apenas uma semana após o governo israelense ter solicitado a compra de 18 Sikorsky CH-53K King Stallion para substituir os CH-53 Yassur, operacionais desde 1970, relatórios da Marinha dos Estados Unidos confirmaram que o helicóptero tem dificuldades de operar em um ambiente de areia e poeira, restringindo os voos com os CH-53K neste cenário.
Durante os voos de teste, foi descoberto que os três dos motores do CH-53K foram danificados após 21 minutos cumulativos de operação em um ambiente arenoso e empoeirado. Os pilotos não podem voar por mais de 70 segundos nessas circunstâncias específicas. O fabricante Sikorsky – Lockheed Martin está ciente dos problemas e está trabalhando para resolvê-los.
A notícia não é boa para a IAF, que costuma empregar seus CH-53D no deserto e em condições de muita areia e poeira. Os King Stallions substituirão os helicópteros CH-53-2000 Ya’sur do 114º Esquadrão e do 118º Esquadrão, ambos da Divisão Yassur, com sede na base aérea de Tel Nof (Israel).
@CAS