US Navy: MQ-4C voa na configuração Multi-INT. A US Navy (USN) concluiu em 29 de julho o primeiro voo de teste de um sistema de aeronave não tripulada (UAS – Unmanned Aircraft System) Northrop Grumman MQ-4C Triton em sua mais recente configuração de hardware e software. A atualizada do MQ-4C, conhecida como Capacidade Funcional Integrada (IFC-4/ Integrated Functional Capability 4), apresenta sensores multimissão aprimorados como parte de um plano de transição para o Maritime Intelligence, Surveillance, Reconnaissance, and Targeting (MISR&T) da Marinha americana.
De acordo com o Naval Air Systems Command (NAVAIR), vários MQ-4C Triton já foram modificados para a configuração IFC-4, em apoio a uma capacidade operacional inicial (IOC) que deverá ser implantada em 2023. Um único MQ-4C (BuNo 168459) de testes está na configuração atual (IFC-3) visando apoiar, testar e confirmar a implantação dos novos sistemas, reduzindo assim, os risco de transição para IFC-4.
O UAS MQ-4C Triton (uma versão naval do UAS tipo HALE Global Hawk RQ-4B) é um veiculo aéreo não tripulado destinado a missões de altas altitudes e longa duração (HALE – High-Altitude, Long-Endurance) projetado para fornecer uma capacidade de disseminação e coleta de dados de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR – Intelligence, Surveillance, Reconnaissance) marítimo e litorâneo para a frota da US Navy. A transição para o IFC-4 é um elemento importante do plano da US Navy de recapitalizar sua capacidade de patrulha e reconhecimento marítimo.
Atualmente, dois MQ-4C Triton na configuração base IFC-3 estão desdobrados na Base da USAF de Anderson, em Guam em apoio à capacidade operacional inicial (EOC – Early Operational Capability) e às tarefas da Commander Task Force 72. Operados pelo EUnmanned Patrol Squadron 19 (VUP-19), os MQ-4C estão sendo usados para desenvolver ainda mais o conceito de operações navais associadas à operação de um sistema UAS HALE de domínio marítimo, que vão balizar os protocolos do IFC-4.