IAF: Esquadrão 161 participa do Desafio de Tetris. A Heyl Ha’Avir (IAF – Israeli Air Force) ou Força Aérea Israelense divulgou em suas mídias sociais no dia 28 de julho, fotos do Esquadrão 161, uma unidade ISR – Intelligence, Surveillance and Reconnaissance sediado na Base Aérea de Palmachim e equipada com os Elbit Hermes 450 Zik, participando do Desafio Tetris (Tetris Challenge) – um desafio mundial que iniciou em 2019.
O Tetris Challenge é a nova moda da web entre os serviços de emergência e unidades militares. O desafio, que viralizou nas redes sociais, consiste em organizar no chão equipamentos, veículos, aeronaves, ambulância e caminhões de bombeiro e tirar fotos de cima com uso de drones.
A “febre” do Desafio Tetris começou no início de setembro de 2019, quando a polícia de Zurique (Suíça) postou uma foto online de dois policiais deitados no chão, cercados por seus equipamentos de emergência, em forma de pedras de Tetris, que é uma padrão de mosaico.
Quase duas semanas depois, depois que o desafio se tornou viral na internet, e exércitos, forças aéreas, forças de segurança e resgate de todo o mundo começaram a apresentar sua “versão de Tetris“, sempre destacando a enorme quantidade de equipamentos de que precisam para fazer seu trabalho.
No desafio, o Esquadrão 161 colocou 21 Ziks na pista de Palmachin, mostrando força no desafio, projeção de força e capacidade operacional, em uma ato incomum, pois Israel não divulga publicamente fotos de quantidades e números militares.
O IAI Hermes 450 Zik é um Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS – Unmanned Aircraft Systems), um dos tipos operados pela Divisão de drones da IAF. Ele opera ao lado dos IAI Hermes 900 Kochav (Esquadrão 166), o IAI Heron Shoval (Esquadrão 200) e o IAI Heron TP Eithan (Esquadrão 210). Desde janeiro de 2021, os Zik do Esquadrão 166 – Primeiro Esquadrão Zik da IAF, foram transferidos para o 161 Esquadrão, o que justificaria a linha de voo com 21 Hermes 450.
@CAS