Aeronaves militares do Afeganistão estão voando além do limite de segurança. As aeronaves da Força Aérea do Afeganistão (AAF) estão sendo sobrecarregadas devido a um aumento nas operações de apoio aéreo aproximado, inteligência, vigilância, reconhecimento (ISR) e missões de reabastecimento aéreo. Desta forma, as Forças de Defesa e Segurança Nacional do Afeganistão (ANDSF – Afghan National Defence and Security Forces ) carecem, em grande parte, do apoio aéreo dos Estados Unidos.
A informação foi divulgada por John Sopko, Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR – Special Inspector General for Afghanistan Reconstruction), em seu relatório trimestral apresentado para o Congresso Americano em 29 de julho.
Conforme Sopko, o Comando Aéreo de Treinamento, Aconselhamento e Assistência (TAAC-Air – Train, Advise, and Assist Command-Air), operando sob a missão “Resolute Support”, informa que todas as aeronaves da AAF estão operando acima do limite de segurança de voo.
As aeronaves afegãs estão operando “pelo menos 25% acima de seus intervalos de manutenção programada recomendados”, informa o relatório, que observa ainda que isso está “exacerbando os problemas da cadeia de abastecimento e atrasando a manutenção programada e o reparo de danos em combate”.
O relatório cobre o período entre 1º de abril e 30 de junho, e não fornece detalhes sobre o número de surtidas diárias realizadas pela Força Aérea Afegã, mas o governo local afirmou em 29 de junho, que em um mÇes, as aeronaves da AAF haviam realizado 491 ataques a posições do Taliban.
Enquanto isso, as tripulações permanecem “sobrecarregadas devido à situação de segurança no Afeganistão” em meio a um aumento no ritmo das operações, disse o TAAC-Air, de acordo com o SIGAR.
A tendência dessa situação de insegurança é degradar ainda mais, quando a missão militar dos EUA deixar definitivamente o Afeganistão, no final de agosto. Os mecânicos afegãos terão menor quantidade de empreiteiros de manutenção no país, que além de fornecer treinamento e suporte técnico, também realizam reparos emergenciais nas aeronaves da AAF.
Fonte: SIGAR